O MST E A LUTA PELA TERRA: uma luta para além das reformas

Auteurs-es

  • Zaira Sabry Azar Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1195-1212

Mots-clés :

Reforma agrária, luta pela terra, MST

Résumé

O texto trata sobre a dimensão revolucionária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a partir da luta pela terra. Recupera a luta pela reforma agrária no Brasil, apontando como marco o contexto pós guerra, cuja diversidade conceitual passa a nortear as lutas no país. As concepções acerca da questão distinguem-se teórica, econômica e politicamente, apontando a dicotomia dos projetos societários. Apresenta aspectos da proposta de luta pela terra feita pelo MST que superam a ideia da luta em si, apresentando-a articulada de forma intrínseca a lutas especiE cas, destacando a educação, formação e os direitos humanos.
Conclui que apesar da complexidade que envolve os processos das lutas sociais, em particular no campo, considerando aí, as contradições e limites, o MST é referenciado pela contribuição para a organização da classe trabalhadora brasileira e mesmo internacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-27

Comment citer

AZAR, Zaira Sabry.
O MST E A LUTA PELA TERRA: uma luta para além das reformas
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1195–1212, 27 sept. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9861. Acesso em: 24 nov. 2024.