A QUESTÃO PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA DE HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS

Auteurs-es

  • Marina Maciel Abreu

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp385-402

Mots-clés :

Questão pedagógica, cultura, Ideologia, Hegemonia, intelectuais

Résumé

Aborda com base em Gramsci, a questão pedagógica na organização política das classes subalternas e a mediação dos intelectuais nos processos de formação de uma nova e superior cultura, na luta pela hegemonia, como estratégia revolucionária. O conteúdo desdobra-se em dois eixos: a) elementos histórico-conceituais da formação da cultura pelas classes subalternas na luta pela hegemonia, fundantes de novas relações pedagógicas; b) relações pedagógicas na formação de uma nova cultura: a dialética intelectual-massa e o trabalho como princípio educativo. Conclui com a indicação de desaD os pedagógicos da formação de uma nova cultura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-27

Comment citer

ABREU, Marina Maciel.
A QUESTÃO PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA DE HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 385–402, 27 sept. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9790. Acesso em: 24 nov. 2024.