A GESTÃO EM REDES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: o exemplo da política de assistência social brasileira

Auteurs-es

  • Talila Arrais Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Solange Maria Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÓ

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p21-39

Mots-clés :

Política de Assistência Social, Redes, Estado, Neoliberal.

Résumé

Na conjuntura marcada pela crise do capital, desmonte de direitos e retração do Estado, a gestão pública em redes, vem se constituindo em uma estratégia que de um lado, garante descentralização, participação social, relações democráticas e horizontais entre os atores e instituições e, de outro lado, a legitimidade da divisão de responsabilidades na execução da política pública com esses atores, constituindo-se um novo modelo de gerir e de construir políticas públicas, em parcerias, um mix público/privado ou pluralismo de bem-estar social. O presente artigo, de cunho bibliográfico, realiza uma análise crítica no tocante aos desafios do trabalho em rede como estratégia de gestão nas políticas sociais, especificamente a Política de Assistência Social frente ao contexto neoliberal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Talila Arrais Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas – Universidade Federal do Piauí e Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Piauí.

Solange Maria Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÓ

Possui Pós-Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP (2009), Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2006), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, atuando na graduação em Serviço Social e na pós-graduação em Políticas Públicas.Tem experiência na docência, pesquisa e extensão na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, Envelhecimento e Família, desenvolvendo, principalmente, os seguintes temas: Família e Política de Assistência Social; Sistemas de proteção social; Envelhecimento e políticas sociais para os idosos.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-26

Comment citer

AMORIM, Talila Arrais; TEIXEIRA, Solange Maria.
A GESTÃO EM REDES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: o exemplo da política de assistência social brasileira
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 21–40, 26 juill. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/6078. Acesso em: 14 mai 2024.