LUTAS SOCIAIS NA BOLÍVIA E O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ANTISSISTÊMICOS
Mots-clés :
Lutas sociais, Soberania, Movimentos sociais.Résumé
Este artigo analisa as lutas sociais na Bolívia em 2008, quando o país entrou em uma guerra civil provocada pelo movimento de separação das províncias do Leste, ameaçando o governo do presidente Evo Morales. Destaca que as intervenções das entidades ligadas às classes sociais dominantes das províncias do Leste e o papel dos EUA como articulador desse processo ameaçam não apenas a soberania da Bolívia, mas dos diversos países latinos que no momento aplicam políticas de governo que entram em choque com o neoliberalismo. Palavras-chave: Lutas sociais, soberania, movimentos sociais.
SOCIAL STRUGGLE IN BOLIVIA AND THE MAIN ROLE OF SOCIAL ANTI-SISTEMIC MOVEMENTS
Abstract: This article analyzes he social fights in Bolivia in 2008 when the country entered a civil war provoked by the movement of separation of the provinces of the East, threatening president Evo Morales’s government. The interventions of the linked entities to the dominant social classes of the provinces of the East and the role of the USA as an articulator of that process not just threatened the sovereignty of Bolivia but of the several Latin countries that at that moment applied government’s policies that opposed the new liberalism.
Keywords: Social fights, sovereignty, social movements.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.