EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro

Auteurs-es

  • Cacilda Rodrigues Cavalcanti UFMA
  • Eblin Farage UERJ
  • Franklin Douglas Ferreira UFMA
  • Raquel Dias UFC
  • Selma Maria Silva de Oliveira Brandão UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp312-330

Mots-clés :

Cultura, Ideologia, Educação, Escola Sem Partido, Governo Bolsonaro

Résumé

O papel da mídia na educação e formação da cultura de massa no Brasil e o desmonte da educação pública, do ensino superior e os rumos da política de ciência e tecnologia no governo Bolsonaro, sob o projeto do capital e a ascensão da extrema direita no Brasil. Analisa-se as lutas de resistência pela Educação Pública de qualidade no Brasil e os ataques do governo Bolsonaro, o programa Escola sem partido e, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, avalia-se as tendências da política educacional brasileira no Brasil atual. Para tanto, toma-se por base o pensamento político do italiano Antonio Gramsci, em especial, em sua contribuição para o entendimento da cultura e da ideologia nas lutas por hegemonia na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-16

Comment citer

CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues; FARAGE, Eblin; FERREIRA, Franklin Douglas; DIAS, Raquel; BRANDÃO, Selma Maria Silva de Oliveira.
EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, p. 312–330, 16 sept. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/15148. Acesso em: 22 nov. 2024.