POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO DE GEE: impactos econômicos e ambientais na agrologística de grãos no Mato Grosso

Auteurs-es

  • Fernando Vinícius da Rocha
  • Abner Matheus João
  • Everton Lima Costa
  • José Vicente Caixeta Filho

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p137-155

Mots-clés :

Precificação, Emissões, Agronegócio, Logística, Grãos

Résumé

Este trabalho busca analisar o quão determinante seriam as políticas precificação de emissões de gases do efeito estufa (GEE) na competividade logística agroindustrial no Brasil. Para isso, considerou dois projetos de infraestrutura logística em fase de pré-concessão, Ferrogrão e Ferrovia Paraense, visando o escoamento da produção de grãos no estado do Mato Grosso. Assim, determinando as áreas de influência não apenas por meio dos custos de transporte, bem como com a incorporação dos custos provenientes das emissões, as soluções logísticas intermodais, considerando os dois projetos, indicam que essas são as que apresentam potencial maior área de influência para captação das menores emissões GEE. Cenário esse corroborado, visto que, consideradas elevações no custo por tonelada de CO2 emitido, o escoamento por meio da Ferrogrão e da Ferrovia Paraense se tornariam maiores.

Palavras-chave: Precificação. Emissões. Agronegócio. Logística. Grãos.

GHG PRICING POLICY: economic and environmental impacts on grain agrologistics in Mato Grosso

Abstract

This paper analyzes how crucial the pricing policies of greenhouse gas (GHG) emissions would be in the agroindustrial logistic competitiveness in Brazil. Two transportation infrastructure projects are analyzed, Ferrogrão and Pará Railway. By determining the areas of influence not only through transportation costs, as well as the incorporation of emissions costs, intermodal logistics solutions, considering the two projects, indicate that these are the ones with the largest potential area of influence to capture the lowest GHG emissions. This is corroborated as, considering increases in the cost per ton of CO2 emitted, the flow through Ferrogrão and Pará Railway would become larger.

Keywords: Pricing. Emissions. Agribusiness. Logistics. Grains.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-24

Comment citer

ROCHA, Fernando Vinícius da; JOÃO, Abner Matheus; COSTA, Everton Lima; CAIXETA FILHO, José Vicente.
POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO DE GEE: impactos econômicos e ambientais na agrologística de grãos no Mato Grosso
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 1, p. 137–155, 24 juin 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/14370. Acesso em: 21 nov. 2024.