“A QUESTÃO MAIS DELICADA SÃO AS RELAÇÕES TRABALHISTAS”: alguns elementos para o debate sobre o trabalho docente em instituições privadas de ensino superior
Mots-clés :
Trabalho Docente, Educação Superior, PrivatizaçãoRésumé
O texto analisa o trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, em um contexto em que os trabalhadores estão submetidos às diversas formas de dominação do capitalismo flexível. Para tanto,coloca em questão os modos de organização do trabalho no campo educacional e suas repercussões na educação superior, apresentando, também, discussões sobre as esferas pública e privada, no âmbito do atual Estado burguês. Identifica, a partir de um estudo de campo, um contexto de intensa precarização nas relações de trabalho dos professores, nessas instituições, com a combinação de muitos elementos, objetivos e subjetivos, no complexo cotidiano desse trabalhador.Palavras-chave: Trabalho docente, educação superior, privatização.“WORKING RELATIONS, THE MOST DIFFICULT MATTERS”: some elements to discuss about the teaching work in private and public colleges.Abstract: The text analyses the work of teachers in private colleges and universities in a context which they are subject to various forms of flexible capitalism domination. The work organization regarding education and how it reverberates in these schools is analyzed, as well as the discussions about the public and private into the current bourgeois State. From a field study it was possible to identify a context of extreme precariousness of the work relations of teachers in such institutions, combining many objective and subjective elements, in this worker's complex daily routine.Key words: Teaching work, higher education, and privatization.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-05-03
Comment citer
LEDA, Denise Bessa.
“A QUESTÃO MAIS DELICADA SÃO AS RELAÇÕES TRABALHISTAS”: alguns elementos para o debate sobre o trabalho docente em instituições privadas de ensino superior
. Revista de Políticas Públicas, v. 16, p. 415–422, 3 mai 2013 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/1394. Acesso em: 22 nov. 2024.Numéro
Rubrique
Mesas temáticas coordenadas
Licence
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.