UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: a burocracia como sujeito do processo de políticas públicas

Autores/as

  • Maria de Fátima da Costa Gonçalves Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palabras clave:

burocracia, políticas públicas, dominação racional

Resumen

Abordagem da burocracia como sujeito de políticas públicas. Enfatiza-se, nessa abordagem, a contribuição do corpo burocrático como elemento para refletir e apreender a relação das demandas públicas e o papel da burocracia nas políticas públicas. Ponderamos que a burocracia, enquanto sujeito das políticas públicas, se articula com uma materialidade que se expressa na racionalidade e na ação no raio do Estado aqui, Estado Capitalista. Teoricamente, sustentam as análises autores como Marx, Engels, Weber, Scokpol, Bobbio, sobretudo, com ênfase na dominação racional do tipo burocrático trazida à luz conceitual por Weber (2000). Ainda, referimo-nos ao aparato burocrático face às classes econômicas dominantes e à burocracia como ator das políticas públicas, sendo ela uma expressão da autonomia de Estado. Assim, a burocracia, seja sob a ótica marxista, seja a abordagem weberiana, comporta um elemento necessário para a construção, execução e avaliação das políticas públicas.

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Publicado

2015-07-31

Cómo citar

GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa.
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: a burocracia como sujeito do processo de políticas públicas
. Revista de Políticas Públicas, v. 12, n. 1, p. 93–98, 31 jul. 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3843. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Dossiê Temático