TRAJETÓRIAS COMPARTILHADAS: pesquisando, dialogando e aprendendo com a Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v18nEp429-437Palabras clave:
Educação Ambiental Crítica, Processos Formativos, Estudo-PesquisaResumen
Este estudo buscou considerar a trajetória do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS), num processo contínuo de formação de todos os atores envolvidos nas reflexões-ações promovidas desde 2003, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A perspectiva de uma educação crítica e emancipatória é central para o GEPEADS, já que a preocupação com a relação ser humano-ambiente e com suas interfaces assume papel de destaque. O espaço escolar é, em qualquer nível, um lócus privilegiado para discutir as questões colocadas como desafios à vida cotidiana, e no âmbito dos processos formativos.Palavras-chave: Educação ambiental crítica, processos formativos, estudo-pesquisa.
Shared Trajectories: researching, dialoguing and learning with the environmental education
Abstract: This study sought to consider the trajectory of the Group of studies and research in environmental education, diversity and sustainability (GEPEADS), in a continuous process of training of all actors involved in reflections-actions promoted since 2003, in the framework of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). The prospect of
a critical and emancipatory education is central to the GEPEADS, since the concern with the environment and human relationship with their interfaces takes leading role. The school space is, at any level, a privileged locus to discuss the questions posed as challenges to everyday life, and within the framework of the formation processes.
Keywords: critical environmental education-formation processes-research-study
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-08-05
Cómo citar
SOARES, Ana Maria Dantas; PIMENTEL, Samara dos Santos; ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro.
TRAJETÓRIAS COMPARTILHADAS: pesquisando, dialogando e aprendendo com a Educação Ambiental
. Revista de Políticas Públicas, v. 18, p. 429–437, 5 ago. 2014 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/2736. Acesso em: 5 nov. 2024.Número
Sección
Mesas temáticas coordenadas
Licencia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.