A GESTÃO EM REDES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: o exemplo da política de assistência social brasileira

Autores

  • Talila Arrais Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Solange Maria Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÓ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p21-39

Palavras-chave:

Política de Assistência Social, Redes, Estado, Neoliberal.

Resumo

Na conjuntura marcada pela crise do capital, desmonte de direitos e retração do Estado, a gestão pública em redes, vem se constituindo em uma estratégia que de um lado, garante descentralização, participação social, relações democráticas e horizontais entre os atores e instituições e, de outro lado, a legitimidade da divisão de responsabilidades na execução da política pública com esses atores, constituindo-se um novo modelo de gerir e de construir políticas públicas, em parcerias, um mix público/privado ou pluralismo de bem-estar social. O presente artigo, de cunho bibliográfico, realiza uma análise crítica no tocante aos desafios do trabalho em rede como estratégia de gestão nas políticas sociais, especificamente a Política de Assistência Social frente ao contexto neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talila Arrais Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas – Universidade Federal do Piauí e Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Piauí.

Solange Maria Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÓ

Possui Pós-Doutorado em Serviço Social pela PUC-SP (2009), Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2006), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, atuando na graduação em Serviço Social e na pós-graduação em Políticas Públicas.Tem experiência na docência, pesquisa e extensão na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, Envelhecimento e Família, desenvolvendo, principalmente, os seguintes temas: Família e Política de Assistência Social; Sistemas de proteção social; Envelhecimento e políticas sociais para os idosos.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

AMORIM, Talila Arrais; TEIXEIRA, Solange Maria.
A GESTÃO EM REDES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: o exemplo da política de assistência social brasileira
. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 21–40, 26 Jul 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.