OBSERVATÓRIO SOCIAL E DO TRABALHO NO MARANHÃO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO

pobreza e trabalho em debate em meio à Pandemia da Covid-19

Autores

  • Maria Ozanira da Silva e Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Valéria Ferreira Santos de Almada Lima Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp528-545

Palavras-chave:

Observatório, democracia, trabalho, pobreza, Brasil, Maranhão

Resumo

Este artigo apresenta resultados do Projeto Observatório Social e do Trabalho no Maranhão, desenvolvido no âmbito do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Observatório Social e do Trabalho objetiva promover a coordenação, a articulação e a divulgação dos estudos e pesquisas que configuram os seus dois eixos temáticos, Pobreza e Trabalho, tendo em vista subsidiar e capacitar sujeitos sociais para se apropriarem de informações necessárias aos processos de tomada de decisão e ao exercício do controle social de Políticas Públicas. O artigo está estruturado em três eixos: o primeiro apresenta a concepção e a dinâmica de funcionamento do Observatório Social e do Trabalho enquanto mecanismo de democratização e controle social das políticas públicas; o segundo e o terceiro abordam o aprofundamento, respectivamente, da precarização do trabalho e da pobreza, no Brasil e no Maranhão, no contexto pós golpe de 2016 e sobretudo durante a pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, Maria Ozanira da Silva e; PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno; LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada.
OBSERVATÓRIO SOCIAL E DO TRABALHO NO MARANHÃO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO: pobreza e trabalho em debate em meio à Pandemia da Covid-19
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 528–545, 30 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.