TAMBOR DE MINA E DIVINO ESPÍRITO SANTO: ARTICULAÇÕES, DIVERSIDADE, CRIATIVIDADE<br/><br/>TAMBOR DE MINA AND THE HOLY SPIRIT: ARTICULATIONS, DIVERSITY, CREATIVITY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n1p155-174

Palabras clave:

Tambor de Mina, Religiões afro-brasileiras, Criatividade, Modos de articulação, Sincretismo, | Tambor de Mina, African-Brazilian religions, Creativity, Modes of articulation, Syncretism

Resumen

Este artigo está focado nos diversos modos de articulação entre o Tambor de Mina – a religião afro-brasileira prevalecente entre a população afrodescendente de São Luís (a capital do estado do Maranhão) –, e as festas do Espírito Santo – uma festa católica que é a mais importante celebração pública nas casas de culto de Tambor de Mina. A minha ênfase é nos processos criativos associados a esses diversos modos de articulação. Argumento que esses processos estão ligados, por um lado, às políticas mais amplas de gestão das fronteiras entre gêneros religiosos que cada casa de culto adota e, por outro lado, a diferentes políticas de exibição e contenção centradas na (in)visibilidade do Tambor de Mina no espaço público. O artigo é uma contribuição tanto para os debates antropológicos sobre criatividade como para as discussões sobre processos de interface entre diferentes gêneros religiosos nas religiões afro-brasileiras.

ABSTRACT

This paper is focused on the diverse modes of articulation between Tambor de Mina – the African-Brazilian religion prevalent among the Afro-descendent population of São Luís (the state capital of Maranhão, Brazil) – and Holy Ghost feasts – a Catholic feast that is the most important public celebration in Tambor de Mina cult houses. My emphasis is on the creative processes associated with these diverse modes of articulation. I argue that these processes are connected, on the one hand, to the wider politics of management of the boundaries between religious genres that each cult house adopts and, on the other hand, to different politics of display and containment centred on the (in)visibility of Tambor de Mina in the public space. The paper is both a contribution to recent anthropological debates on creativity and to recent discussions on processes of interface between different religious genres in African-Brazilian religions.

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Publicado

2021-01-16

Cómo citar

LEAL, João.
TAMBOR DE MINA E DIVINO ESPÍRITO SANTO: ARTICULAÇÕES, DIVERSIDADE, CRIATIVIDADE&lt;br/&gt;&lt;br/&gt;TAMBOR DE MINA AND THE HOLY SPIRIT: ARTICULATIONS, DIVERSITY, CREATIVITY
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 18, n. 1, p. 155–174, 16 ene. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/16099. Acesso em: 23 nov. 2024.