As tecituras do processo de reorganização social Krenyê

Authors

  • Mônica Ribeiro Moraes de Almeida UFMA
  • João Damasceno Gonçalves Figueiredo Jr

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p59-84

Keywords:

Território, Etnicidade, Reconhecimento, Territorialização

Abstract

O presente trabalho visa apresentar a trajetória dos Krenyê, um povo indígena historicamente deslocado de seu território. Esta situação provocou uma série de processos diferenciados de territorializações e novos deslocamentos, que todavia não foram capazes de dirimir o sentido de território impresso nos modos de criar, fazer e viver dos Krenyê. O objetivo deste trabalho é analisar esses diferentes processos, que marcam a história desse povo indígena, identificando de que modo eles vão construindo tecituras nos diferentes trajetos percorridos. Assim, retendemos ressaltar o caráter histórico e transitório das identidades e as questões políticas e estratégicas colocadas pela necessidade de assegurar o reconhecimento e a conquista de demandas políticas e territoriais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Ribeiro Moraes de Almeida, UFMA

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Barra do Corda/MA/BR).

João Damasceno Gonçalves Figueiredo Jr

Mestre em Cartografa Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão. Antropólogo do Serviço de Etnologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão -
CPH/NAMA (São Luís/MA/BR).

Published

2018-03-06

How to Cite

ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de; FIGUEIREDO JR, João Damasceno Gonçalves.
As tecituras do processo de reorganização social Krenyê
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 15, n. 29, p. 59–84, 6 Mar. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/8497. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: Leituras sobre os Timbira