About the Journal

A Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Universidade Federal do Maranhão. 

O periódico tem como foco a publicação de artigos, resenhas, relatos de experiências, ensaios que debatam tanto o continente africano como a sua diáspora. Sendo assim, a revista tem foco em questões atuais e da história do continente como das populações afro da diápora pelo mundo.

Os focos de publicação são: História e Cultura Africana e Afro-Diaspórica; Relações étnico-raciais; Educação das relações étnico-raciais e as leis 10.639/03 e 11.645/08; Legislações referentes às diretrizes de educação das relações étnico raciais e da educação quilombola; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial; lém de estudos que envolvam a diáspora africana em sua amplitude, com temas acerca do território, cultura, religião, conflitos, ciências de forma geral abrangendo a diáspora. A revista também tem como foco temas acerca do gênero e suas interseccionalidades; Direito e políticas na diáspora africana.

O continente africano é também referência de publicação na revista, com o interese em textos que abranjam esse território, passando pela multidisciplinaridade. Assim, geografia, ciências naturais e da saúde, ciências sociais, história, arqueologia, dentre outras são de interesse do periódico para a publicação. Sendo assim, também são foco da revista: Cidades e o urbano no continente africano; Exploração de recursos, mobilizações e conflitos em África; A sociedades, línguas e culturas; Religiosidades, dentre outros que tenham o território e as sociedades africanas como referência.

ISSN 2595-1033

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Current Issue

Vol. 6 No. 14 (2023): KWANISSA - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
					View Vol. 6 No. 14 (2023): KWANISSA - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
Published: 2023-09-27

Artigos

Ensaios

  • AFRICAN TRADITIONAL SYSTEMS OF MEDICINE AND ITS LEGACY TO BRAZILIAN CULTURE

    Carlos Alexandre Rodrigues Pereira
    254-275
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.14

Notas de Pesquisa

  • METHODOLOGICAL PATH IN A DISSERTATION ON BLACK TEACHERS WOMEN

    Izabel Espindola Barbosa, Raquel Pereira Quadrado, Eliane Almeida de Souza
    276-287
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.15

Relatos de Experiências

View All Issues