ENTRE O COLONIZADOR E O COLONIZADO: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire

Autores

Resumo

BETWEEN THE COLONIZER AND THE COLONIZE:

the concept of colonialism and power relations in the works of Frantz Fanon, Albert Memmi and Paulo Freire

 

ENTRE EL COLONIZADOR Y EL COLONIZADO:

el concepto de colonialismo y relaciones de poder en las obras de Frantz Fanon, Albert Memmi y Paulo Freire



Resumo

Este artigo tem por finalidade melhor explanar os conceitos que envolvem a prática colonial e toda a complexidade do fenômeno da dominação, fundamentando-se num referencial teórico composto por três autores oriundos do sul global, que essencialmente tratam em suas obras a tênue relação entre o colonizado (oprimido) e o colonizador (opressor), cada um com uma abordagem e recorte específico. Primeiramente será abordado os argumentos de Frantz Fanon e de sua obra Pele negra máscaras brancas (2008), seguido das reflexões do franco-tunisiano Albert Memmi em seu trabalho Retrato do Colonizado precedido de Retrato do Colonizador (2007) e por último as ideias do brasileiro Paulo Freire, principalmente em sua obra Pedagogia do Oprimido (1987) e seu trabalho realizado no continente africano.

Palavras-chave: Colonialismo. Pós-colonial. Colonialidade.

 

Abstract

This article has for purpose explain the concepts involving colonial practice and all the complexity of the phenomenon of domination, based on a theoretical framework composed of three authors from the global south, who essentially deal in their works with the tenuous relationship between the colonized (oppressed) and the colonizer (oppressor), each with a specific approach and outline. Firstly, the arguments of Frantz Fanon and his work Black Skin, White Masks (2008), followed by the reflections of the Franco-Tunisian Albert Memmi in his work The Colonizer and the Colonized (2007) and finally the ideas of the Brazilian Paulo Freire, mainly in his work Pedagogy of the Oppressed (1987) and his work done on the African continent.

Keywords: Colonialism. Post-colonial. Coloniality.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo explicar mejor los conceptos que involucran la práctica colonial y toda la complejidad del fenómeno de la dominación, a partir de un marco teórico compuesto por tres autores del sur global, que abordan fundamentalmente en sus obras la tenue relación entre los colonizados. (oprimido) y el colonizador (opresor), cada uno con un enfoque y un esquema específicos. En primer lugar, se abordarán los argumentos de Frantz Fanon y su obra Máscaras blancas de piel negra (2008), seguido de las reflexiones del franco-tunecino Albert Memmi en su obra Retrato del colonizado precedida de Retrato del colonizador (2007) y finalmente las ideas del brasileño Paulo Freire, principalmente en su obra Pedagogía do Oprimido (1987) y su obra sobre el continente africano.

Palabras clave: Colonialismo. Poscolonial. Colonialidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Alcântara Conde da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Referências

CÉSAIRÉ, Aimé. Discurso Sobre o Colonialismo. Prefácio de Mário de Andrade. Cadernos Livres n.15, 1955.

CHEMANE, Orlando Daniel. O que Paulo Freire ensinou na áfrica ou o Segundo Caderno de Cultura Popular. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 4, n.7, p.182-208, jul./dez, 2017.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas.; tradução de Renato da Silveira . - Salvador : EDUFBA, 2008.

FAUNDEZ, Antonio. Paulo Freire e sua influência na América Latina e na África. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 36, p. 593-611, maio/ago, 2012. <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4663/4609>.

FAUSTINO, Deivison Mendes. 20 de julho de 1925 nascia Frantz Fanon. Geledés, 2014. <https://www.geledes.org.br/20-de-julho-de-1925-nascia-frantz-fanon/>.

_______. Frantz Fanon: capitalismo, racismo e a sociogênese do colonialismo. SER Social, Brasília, v. 20, n. 42, p. 148-163, jan.-jun, 2018.

FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da Educação para a consciência. Nova Escola, 2008. <https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia#>.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

_______. Cartas a Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

GORDON, Lewis R. What Fanon Said: a philosophical introduction to his life and thought. New York: Fordham University Press, 2015.

KOHN, Margaret; REDDY, Kavita. Colonialism. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.) <https://plato.stanford.edu/archives/fall2017/entries/colonialism/>.

LIPPOLD, Walter Günther Rodrigues. O pensamento anticolonial de Frantz Fanon e a Guerra de Independência na Argélia. Monographia (FAPA) , v. 1, p. 1-20, 2005.

MEMMI, Albert. O retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

_______. La vie impossible de Frantz Fanon. Esprit, 39, nº.406, p. 248-273. 1971. <https://esprit.presse.fr/archive/review/article.php?code=29875>.

MESQUIDA, Peri; PEROZA, Juliano e AKKARI, Abdeljalil. A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 126, p. 95-110, jan.-mar, 2014. <http://www.scielo.br/pdf/es/v35n126/06.pdf>.

MIGNOLO, Walter D. Coloniality - The darker side of Western Modernity. In: The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Duke University Press, 2011.

OLIVEIRA, Érita R., SOUSA, Sidneia S. e GONÇALVES, Sileide N. B. Paulo Freire e a experiência alfabetizadora e educativa no contexto africanos: algumas considerações. EDUCERE, 2017. <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26033_13428.pdf>.

PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino americana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas; Journal of Study and Research on the Americas, 2014.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americana, p. 227-278. Buenos Aires: Clacso, 2005.

ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. In: CARVALHO, Glauber. ROSEVICS, Larissa (Orgs.). Diálogos internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo, p. 187-192. Rio de Janeiro: Perse, 2017.

THOMAS, David P. Revisiting Pedagogy of the Oppressed: Paulo Freire and Contemporary African Studies. Review of African Political Economy, p. 253-269, 2009.

U.S. Department of State. U.S. Relations With Liberia. 2019. <https://www.state.gov/u-s-relations-with-liberia/>.

WCC. What is the World Council of Churches? 2019. <https://www.oikoumene.org/en/about-us>.

WIKIPEDIA. Colonisation of Africa. 2019. <https://en.wikipedia.org/wiki/Colonisation_of_Africa>.

YOUNG, Robert J. C. Postcolonialism: An Historical Introduction. Oxford: Blackwell, 2001.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Alcântara Conde da Silva, B. (2021). ENTRE O COLONIZADOR E O COLONIZADO: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15280

Edição

Seção

Artigos