O RACISMO E O PENSAMENTO DE CLÓVIS MOURA: elementos para um debate

Autores

  • José Jonas Borges da Silva Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

Resumo

Este texto, referenciado em pesquisa bibliográfica, trata dacontribuição do pensamento de Clovis Moura para o debate acerca do racismo no Brasil, buscando refletir sobre a atualidade do pensamento do autor, enquanto intelectual e militante da causa negra.Clóvis Moura analisouas iniciativas e resistências do negro na formação social do Brasil, numa perspectiva marxista e que fugia aos padrões historicamente conservadores de sua época, questionando a visão construída sobre o negro como sujeito passivo, sem ação política. Em contraponto a essa visão, Clóvis Moura apresentou os negros e negras em luta por liberdade, e contra a escravidão, como sujeitos ativos, inserindo o tema racial nos estudos sobre a classe trabalhadora brasileira. Portanto, este artigo, apresenta aspectos de sua vida pessoal, sua inserção na política nacional e seu percurso na construção de sua produção política e intelectual. Destaca a formação social brasileira constituída teórica, histórica e política a partir do racismo. Contextualiza historicamente o racismo no Brasil, a partir do marco colonial e enfatiza a persistência das desigualdades sociais, políticas e econômicas que têm as populações negras como as principais vítimas. Conclui que mesmo com o processo histórico de luta negra no Brasil, ainda perdura a negação de seus direitos, sendo bastante atual o pensamento de Clóvis Moura para se compreender a formação social brasileira no que tange a questão racial, trazendo a população negra como sujeito político do processo de emancipação.

Palavras-chave:Clóvis Moura. Racismo. Relações Étnico-raciais. Formação social brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jonas Borges da Silva, Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Presidente Prudente – SP; Graduado em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

Referências

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Francisco,et al. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora ABDR, 1994.

ALMEIDA, Sílvio. O que é racismo estrutural?Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALONSO, Angela. O abolicionismo como movimento social. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n.100, p.115-127, Nov. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-3002014000300115&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 de agosto de 2020.

FARIAS, Márcio. Classe e raça no pensamento de Clovis Moura. Disponível em<https://drive.google.com/drive/folders/1JPdheJ9tPkTARaZPopq9nJgEedU9UC-D>Acesso em 15 de agosto de 2020.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro à sociedade de classes. Rio de Janeiro:CentroBrasileiro de Pesquisas Educacionais. Instituto Nacional de Estudos pedagógicos. Ministério da Educação e Cultura, 1964.

FERREIRA, Mary Vania Nogueira. “Raça” e Classe no pensamento social brasileiro: uma abordagem sobre a obra de Clovis Moura.(Dissertação de Mestrado em Sociologia). Programa de Pós Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas/UFAL, 2013.

FIGUEIREDO, José Ricardo. Modos de ver a produção no Brasil. São Paulo:Autores Associados, 2004.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro:Record, 2002.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 30ª edição. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2001.

IANNI, Octavio. Escravidão e racismo. 2ª edição. São Paulo: Hicitec, 1988.

JACCOUD, Luciana. Racismo e República:o debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: TEODORO, Mário (org.). As Políticas Públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. 2ª edição. Brasília: IPEA, 2008.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira, et al.Por uma educação antirracista e intercultural: as contribuições do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFGD). In. COELHO, Wilma de Nazaré Baía; OLIVIEIRA, Julvan Moreira de. (orgs). Estudos sobre as relações étnico-raciais e educação no Brasil.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

MARX, Karl. O Capital. V.1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MATTOS, Teresa Cristina Furtado; TELLA, Marco Aurélio Paz. Relações étnico-raciais no Brasil. Cadernos Afro-Paraibanos I: educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais no Brasil. João Pessoa, 2004. Disponível em <http://www.cchla.ufpb.br/neabi/pdf/Cadernos/Cadernos%20APBs%20I.pdf>Acesso em 03 de fevereiro de 2019.

MESQUITA, Érica. Clóvis Moura (1925 - 2003). RevistaAfro-Ásian.31, 2004, p.337-356. Disponível em .Acesso em 20 de janeiro de 2019.

MOURA, Clovis. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo:Editora Fundação Maurício Grabois/Anita Garibaldi, 2014.

________. Introdução ao Pensamento de Euclides da Cunha. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1964.

________. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo:Ática, 1988.

________. Sociologia política da guerra camponesa de Canudos: Da destruição de Belo Monte ao aparecimento do MST. 1ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

NEVES, Marcia das. A concepção de raça humana em Raimundo Nina Rodrigues. Filosofia e História da Biologia, v. 3, p. 241-261, 2008. Disponível em <http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-13-Marcia-Neves.pdf>.Acesso em 05 de fevereiro de 2019.

OLIVEIRA, Fabio Nogueira. Clóvis Moura e a Sociologia da práxis negra. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, 2009.

PEREIRA, João Baptista Borges. O último legado de Clóvis Moura. Estud. av. , São Paulo, v. 18, n. 50, pág. 311-312, abril de 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 de agosto de 2020.

RUY, José Carlos. Clóvis Moura - A história do trabalho no Brasil ainda não foi escrita. 2018. Disponível em:<http://www.vermelho.org.br/noticia/317083-1>. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

SANTOS, Rosenverck Estrela. O marxismo e a questão racial no Brasil: reflexões introdutórias. RevistaLutas Sociais, São Paulo, vol.19 n.34, p.100-113, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/ls/article/viewFile/25760/pdf>. Acesso em: 14 de agosto de 2020.

THEODORO, Mário. A formação do mercado de trabalho e a questão racial no Brasil. In. THEODORO, Mário (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição/ Mário Theodoro e outros (or

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Silva, J. J. B. da. (2021). O RACISMO E O PENSAMENTO DE CLÓVIS MOURA: elementos para um debate. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15174