ENTRE PRESERVAR E TRANSFORMAR

Práticas culturais de crianças quilombolas no Sertão nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.7

Palavras-chave:

Práticas culturais, Crianças, Quilombola, Geração, Sertão

Resumo

Este trabalho trata de práticas culturais das gerações mais novas de uma comunidade quilombola do Sertão nordestino, localizada no município de Água Branca-AL, Brasil. Foram realizadas 11 oficinas com 37 crianças quilombolas e 2 idosos/as. A partir do protagonismo das crianças, foram executadas caminhadas pelo território, rodas de conversas, diálogos intergeracionais, brincadeiras e confecção de brinquedos ensinados por essas gerações. Com as atividades realizadas, os/as participantes mais jovens explicitaram sua identidade quilombola ligada essencialmente ao que fazem no território; envolvendo práticas culturais específicas da sua posição geracional enquanto crianças. Identificamos como exemplos dessas práticas: cantigas populares; brincar de ximbra; confeccionar bonecas e petecas de milho, carrinhos de bananeira e/ou de lata; se envolver (ou não) no artesanato local; cantar e dançar funk. Com base nestas experiências e nos estudos de culturas infantis, compreendemos que, ao mesmo tempo em que as crianças preservam parte da tradição popular, passada de geração em geração, elas também são catalisadoras de algumas transformações culturais locais. Como conclusão, é relevante a desconstrução da imagem generalizada dos quilombos apenas como locus de transmissão e reprodução das tradições, bem como das crianças marcadamente como receptoras da cultura dos/as mais velhos/as.

 

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Biografia do Autor

Lisa Victória Lopes Gonzaga de Souza, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão.

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Professora adjunta da área de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus do Sertão, onde está ligada ao curso de Pedagogia e desenvolve ações de pesquisa-extensão com/sobre crianças de povos e comunidades tradicionais. É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL), onde coordena o Grupo de Leitura em Estudos da Infância (GLEI). Integra também o Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas (NIJUP-UFF). É vice-presidente pela regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - biênio 2022-23. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior no Norwegian Centre for Child Research (NOSEB), Trondheim-Noruega. Tem experiência na área de Psicologia Social e Estudos da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: relações intergeracionais, proteção da infância, infâncias de povos e comunidades tradicionais.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Souza, L. V. L. G. de, & Libardi, S. S. . (2023). ENTRE PRESERVAR E TRANSFORMAR: Práticas culturais de crianças quilombolas no Sertão nordestino. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 121–144. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.7