ESPAÇO DA LITERATURA E DA CRÍTICA – alternâncias e continuidades
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202225Palavras-chave:
Literatura, Crítica Literária, Assis BrasilResumo
Este artigo trata, por meio de um recorte para fins didáticos, de como o fenômeno literário e a crítica foram pensadas por diversos teóricos, em diversas culturas, evidenciando alterações e permanências na esfera do conceito dessas duas instâncias – literatura e crítica – que se efetivam interligadas, uma vez que toda crítica pressupõe um conceito de literatura. No contexto brasileiro, foram destacados críticos com contribuições elaboradas ao longo dos séculos XIX e XX. De modo delimitado, em âmbito nacional, enfatizou-se o pensamento do escritor e crítico piauiense Assis Brasil que elaborou uma tese a partir da qual se pode pensar o contexto literário brasileiro da segunda metade do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.