OUTROS ESPAÇOS, NOVOS SABERES: a atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, em Imperatriz-MA

Autori

  • Keyla Cardoso Tavares Rede Municipal de Ensino de Imperatriz – MA
  • Késsia Mileny de Paulo Moura UFMA/Campus de Imperatriz

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p344-366

Parole chiave:

Pedagogos, Assistência Social, Direitos, Planejamento

Abstract

Este trabalho tem como objetivo conhecer as contribuições do pedagogo nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), na cidade de Imperatriz-MA. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada em um período correspondente a um mês; desse total de tempo, uma parte foi dedicada à observação da rotina das atividades realizadas no CRAS e a outra às entrevistas com os pedagogos que atuam nas unidades, para saber como trabalham e quais são as contribuições desses profissionais para os CRAS. Com base na observação e na análise dos dados, foi possível perceber que os pedagogos participam da equipe técnica, que é responsável pelo acompanhamento das famílias cadastradas no CRAS, de palestras, do atendimento dos grupos e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de realizar o planejamento das atividades e dos projetos que serão executados pela unidade, com os outros profissionais que compõem a equipe do CRAS.

Palavras-chave: Pedagogos; Assistência Social; Direitos; Planejamento.


OTHER SPACES, NEW KNOWLEDGE: the pedagogue of operations in Reference Center and Social Assistance – CRAS at Imperatriz-MA

ABSTRACT
This study aimed to know the teacher's contributions in the Reference Centers and Social Assistance in the city of Imperatriz-MA. With a qualitative approach to data collection was carried out in a period of one month of the total time two weeks were devoted to observing the routine of activities at CRAS and the other two weeks to interviews with teachers working in units to find out how they work and what are the contributions of these professionals to the CRAS. Based on observation and analysis of the data, it was observed that the teachers participating in the technical team that is responsible for monitoring the families enrolled in CRAS, lectures, attendance groups and Living Services and Strengthening Linkages, and carry out the planning of activities and projects to be executed by the unit along with the other professionals who make up the CRAS team. Keywords: pedagogues, social welfare, rights, planning.

Keywords: Pedagogues; Social Welfare; Rights; Planning.

OTROS ESPACIOS, LOS NUEVOS CONOCIMIENTOS: el papel del pedagogo en el Centro de Referencia y Asistencia Social – CRAS, en Imperatriz-MA

RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo conocer la contribución del pedagogo en los Centros de Referencia y Asistencia Social en la ciudad de Imperatriz-MA. Con un enfoque cualitativo para la recolección de datos se llevó a cabo en un período de un mes del tiempo total de dos semanas se dedicaron a observar la rutina de actividades en CRAS y las otras dos semanas para las entrevistas con los maestros que trabajan en unidades para averiguar cómo funcionan y cuáles son las contribuciones de estos profesionales al CRAS. Con base en la observación y análisis de los datos, se observó que los profesores participantes en el equipo técnico que se encarga de supervisar las familias inscritas en el CRAS, conferencias, los grupos de servicio y la convivencia y conexiones para fortalecer Servicio, y llevar a cabo la planificación de las actividades y proyectos a ser ejecutados por la unidad junto con los otros profesionales que conforman el equipo de CRAS.

Palabras clave: Pedagogos; El Bienestar Social; Los Derechos; La Planificación.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Keyla Cardoso Tavares, Rede Municipal de Ensino de Imperatriz – MA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Auxiliar de Magistério na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz – MA.

Késsia Mileny de Paulo Moura, UFMA/Campus de Imperatriz

Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora Assistente do Curso de Pedagogia da UFMA/Campus de Imperatriz.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-03-09

Come citare

TAVARES, Keyla Cardoso; MOURA, Késsia Mileny de Paulo.
OUTROS ESPAÇOS, NOVOS SABERES: a atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, em Imperatriz-MA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 344–366, 9 mar. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6501. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade