ILHA DE PAQUETÁ E BAIXADA FLUMINENSE

nas trilhas da topofilia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202209

Parole chiave:

Topofilia, Identidades, Afeto, Baixada Fluminense, Ilha de Paquetá

Abstract

Em meio às discussões sobre as identidades no mundo contemporâneo, que têm em autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall e Benedict Anderson como alguns dos principais, refletir sobre a relação dos lugares com os indivíduos contribui, também, para que se desconstrua a noção de nacionalidade como é tratada tradicionalmente, pelos europeus. Utilizando como questão central a problemática da topofilia, como a estudou o geógrafo humanista Yi-fu Tuan, este artigo reflete sobre as relações de afinidades identitárias entre a Ilha de Paquetá e a Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, apresentando elementos, extraídos de escritos de diversa natureza, que comprovam a presença da “topofilia” (da “geo-afetividade”) e que a Ilha de Paquetá já pertenceu à Baixada Fluminense. Trata-se de um estudo preliminar que traz à tona questões interdisciplinares inerentes aos dois lugares citados, no que diz respeito às relações topofílicas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Idemburgo Frazão, Universidade do Grande Rio

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO. Líder do grupo de pesquisa Margens da Literatura (CNPq).

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-30

Come citare

FRAZÃO, Idemburgo.
ILHA DE PAQUETÁ E BAIXADA FLUMINENSE: nas trilhas da topofilia
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202209, 30 ott. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20226. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos