GÊNESE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ESPODOSSOLOS NO BRASIL

uma revisão sob o viés micromorfológico

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202202

Parole chiave:

Espodossolos, Micromorfologia, Distribuição Espacial, Mudanças Ambientais, Solos Tropicais

Abstract

Os Espodossolos ocupam aproximadamente 167.506,11 km²do território brasileiro, sendo a oitava maior classe de solos em área. Sua abrangência territorial também é distribuída regionalmente no país, ocorrendo nos mais diversos domínios morfoclimáticos, porém tendendo a se expandir em alguns ambientes e regredir em outros com o passar do tempo. Sendo assim, consiste em objetivo deste trabalho apresentar e discutir a distribuição espacial dessa classe de solos e realizar revisão de literatura sobre a aplicação da técnica de análise micromorfológica de Espodossolos no Brasil, apresentar as demandas atuais e abordar questionamentos prévios que podem auxiliar em futuras investigações práticas e aplicadas. As microestruturas dos solos contem importantes informações sobre grande parte das mudanças ambientais, que quando analisada e interpretadas pela técnica supracitada, podem evidenciar processos pretéritos e presentes, contribuindo para a compreensãosobre gênese. A partir desta base, também foi possível discutir possíveis futuras modificações na distribuição espacial dos Espodossolos, considerando a ação humana como agente transformador das paisagens e, consequentemente, dos solos, no âmbito das mudanças ambientais globais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vinicius Borges Moreira, Instituto de Geociências e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor Substituto no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro.

Luca Lämmle, Instituto de Geociências / Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP.

Bruno Araujo Torres, Instituto de Geociências / Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP.

Joaquim Ernesto Bernardes Ayer, Centro Universitário de Paulínia

Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP.

Ronaldo Luiz Mincato, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-20

Come citare

MOREIRA, Vinicius Borges; LÄMMLE, Luca; TORRES, Bruno Araujo; AYER, Joaquim Ernesto Bernardes; MINCATO, Ronaldo Luiz.
GÊNESE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ESPODOSSOLOS NO BRASIL: uma revisão sob o viés micromorfológico
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202202, 20 ott. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20167. Acesso em: 24 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos