EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: as contribuições da EA na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta – PA

Auteurs-es

  • Indiara da Silva Oliveira Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Carmena Ferreira de França Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Marcia Aparecida da Silva Pimentel Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI :

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p272-296

Mots-clés :

Ambiente, Gestão, Unidade de Conservação, Environment, Management, Conservation Unit, Medio Ambiente, Gestión, Unidad de Conservación

Résumé

A Educação Ambiental (EA) é uma prática pedagógica voltada para todos os segmentos da sociedade e suas ações devem ser praticadas objetivando solucionar ou minimizar os problemas socioambientais existentes em âmbito local e/ou global. Nesse sentido devido à necessidade da conservação dos recursos naturais e da solução ou minimização dos problemas ambientais, tais quais: pesca predatória do caranguejo, desmatamento e assoreamento nas beiradas dos mangues e igarapés, desaparecimento de espécies da flora e fauna e a presença de lixões, na Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de São João da Ponta – PA, foram realizadas atividades de EA, a partir da extensão universitária, pelo Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM), da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). E coube a este trabalho científico denominado Educação Ambiental na Amazônia: o caso da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta - PA analisar essas atividades desenvolvidas na referida RESEX, com base nos princípios e objetivos da Educação Ambiental, definidos pela Lei 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, bem como, a contribuição dessas práticas educativas para a Gestão Ambiental da reserva em questão. Para o presente estudo fora utilizado levantamento bibliográfico e documental, entrevistas com os agentes ambientais voluntários e trabalho de laboratório para confecção de quadros e gráficos. Seus resultados foram promissores, entretanto ainda muito precisa ser feito para solucionarmos os problemas socioambientais encontrados na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta – PA.

Palavras-chave: Ambiente; Gestão; Unidade de Conservação.

 

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE AMAZON: The contributions of the EA in the Marine Extractive Reserve of São João da Ponta – PA

ABSTRACT

Environmental education is a pedagogical practice geared towards all segments of society and their actions must be carried out in order to solve or minimize environmental problems existing in local and/or global. In this sense due to the need for conservation of natural resources and minimization of environmental problems or solution, such as: predatory fishing crab, deforestation and siltation at the fringes of mangroves and creeks, disappearance of species of flora and fauna and the presence of dumps. And yet, contribute to the environmental management of the Marine extractive reserve of São João da Ponta-PA, and activities were carried out, from the University extension, by study group landscape and environmental planning (GEPPAM), the Faculty of geography and cartography (FGC), of the Federal University of Pará (UFPA). And it fell to this scientific work to analyze these activities developed in this PROTECTED AREA, on the basis of the principles and objectives of environmental education, defined by law 9,795/99, establishing the National Environmental Education Policy. For the present study used bibliographical and documentary, interviews with voluntary environmental agents and lab work to produce tables and graphs. Their results were promising, however much still needs to be done to solve the environmental problems found in the Marine extractive reserve of São João da Ponta - PA.

Keywords: Environment; Management; Conservation Unit.

 

EDUCACIÓN AMBIENTAL EN EL AMAZONAS: Las contribuciones de la EA en la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta – PA

 

RESUMEN

Environmental educación es una práctica pedagógica dirigida a todos los segmentos de la sociedad y sus acciones se debe practicar con el objetivo de resolver o minimizar los problemas ambientales existentes en el nivel y / o global local. En este sentido, debido a la necesidad de la conservación de los recursos naturales y la solución o minimización de los problemas ambientales de manera que: depredadora pesca del cangrejo, la deforestación y la sedimentación en los bordes de los pantanos y arroyos, la desaparición de especies de flora y fauna y la presencia de vertederos, la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA, las actividades de EA se llevaron a cabo a partir de la extensión universitaria, el Grupo de Estudio de Paisaje y Medio Ambiente Planificación (GEPPAM) de la Facultad de Geografía y Cartografía (FGC), la Universidad Federal de Pará (UFPA). Y le tocó a este trabajo científico llamado Educación Ambiental en la Amazonía: el caso de Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA analizar estas actividades en ese RESEX, basado en los principios y objetivos de la educación ambiental, según lo definido por la Ley 9.795 / 99, el establecimiento de la Política Nacional de Educación Ambiental, así como la contribución de estas prácticas educativas para la Gestión Ambiental de la reserva en cuestión. Para el presente estudio se había utilizado la literatura y documentos, entrevistas con agentes ambientales voluntarias y el trabajo de laboratorio para la fabricación de tablas y gráficos. Sus resultados fueron prometedores, aunque todavía queda mucho por hacer para resolverlos problemas sociales y ambientales encontradas en la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA.

 

Palabras clave: Medio Ambiente; Gestión; Unidad de Conservación.

 

 


 EDUCACIÓN AMBIENTAL EN EL AMAZONAS: Las contribuciones de la EA en la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta – PA  RESUMEN Environmental educación es una práctica pedagógica dirigida a todos los segmentos de la sociedad y sus acciones se debe practicar con el objetivo de resolver o minimizar los problemas ambientales existentes en el nivel y / o global local. En este sentido, debido a la necesidad de la conservación de los recursos naturales y la solución o minimización de los problemas ambientales de manera que: depredadora pesca del cangrejo, la deforestación y la sedimentación en los bordes de los pantanos y arroyos, la desaparición de especies de flora y fauna y la presencia de vertederos, la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA, las actividades de EA se llevaron a cabo a partir de la extensión universitaria, el Grupo de Estudio de Paisaje y Medio Ambiente Planificación (GEPPAM) de la Facultad de Geografía y Cartografía (FGC), la Universidad Federal de Pará (UFPA). Y le tocó a este trabajo científico llamado Educación Ambiental en la Amazonía: el caso de Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA analizar estas actividades en ese RESEX, basado en los principios y objetivos de la educación ambiental, según lo definido por la Ley 9.795 / 99, el establecimiento de la Política Nacional de Educación Ambiental, así como la contribución de estas prácticas educativas para la Gestión Ambiental de la reserva en cuestión. Para el presente estudio se había utilizado la literatura y documentos, entrevistas con agentes ambientales voluntarias y el trabajo de laboratorio para la fabricación de tablas y gráficos. Sus resultados fueron prometedores, aunque todavía queda mucho por hacer para resolverlos problemas sociales y ambientales encontradas en la Reserva Extractiva Marina de São João da Ponta - PA. Palabras clave: Medio Ambiente; Gestión; Unidad de Conservación.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Indiara da Silva Oliveira, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Carmena Ferreira de França, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo – USP. Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA.

Marcia Aparecida da Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo – USP. Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ciências Ambientais da UFPA.

Références

ALCANTARA, L. A; SILVA, M. C. A; NISHIJIMA, T. Educação Ambiental e os sistemas de Gestão Ambiental no desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, USFM, v. 5, n. 5, p. 734-740, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e da outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2015.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Edições MMA, 2004.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia. 2004.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ICMBio. Caracterização dos Aspectos Socioambientais e Econômicos da Reserva Extrativista de São João da Ponta e Proposta de Estudos Complementares. São João da Ponta, 2010. No prelo.

PIMENTEL, M. A. S. Plano de trabalho do programa educação ambiental nas RESEX’s Marinha de São João da Ponta e Mãe Grande de Curuça – PA. Belém. 2010. (No prelo).

______. Plano de trabalho do programa capacitação de mulheres das Reservas Extrativistas Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande Curuçá-Pará, em Agentes Ambientais. Belém. 2011. (No prelo).

______. Edital nº 01/2013 do evento Entre Marés: compartilhando saberes, ambientes e culturas. Belém. 2013.

Téléchargements

Comment citer

OLIVEIRA, Indiara da Silva; FRANÇA, Carmena Ferreira de; PIMENTEL, Marcia Aparecida da Silva.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: as contribuições da EA na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta – PA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 3, p. 272–296, 8 mars 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/4449. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade