GEOGRAFIAS E LUGARES DOCUMENTADOS/ÁRIOS: convergências possíveis

Auteurs-es

  • Helena Augusta da Silva Gomes Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI :

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p169-190

Mots-clés :

Geografia, Documentário, Lugar, Geography, Documentary Film, Place, Geografía, Película Documental

Résumé

O presente artigo tem o sentido de apontar as convergências entre as imagens de três filmes documentários e a geografia.  Os filmes serão pensados como, em sua escritura, são uma experiência de relações interpessoais nos locais filmados. A partir do Pensando de Milton Santos (1997) acerca dos espaços do mundo, que, segundo o autor, são feitos de materialidade e ação humana, formação de fixos e fluxos, pensa-se ser possível conceber o espaço do filme também como dinâmico, feito de um anteparo material essencial e de ações deliberadas ou não, que modificam esse espaço. O conceito de lugar, trabalhado principalmente pelas correntes críticas e fenomenológicas da geografia, será relacionado à forma como os filmes se produziram como relações interpessoais em unidades de espaços, os locais fílmicos, e como estes foram transformados, por essas mesmas relações, em lugares partilhados em cena.

Palavras-chave: Geografia; Documentário; Lugar.

 

GEOGRAPHIES AND DOCUMENTED PLACES: Possible convergences

 

ABSTRACT

This paper intent to point some convergences between the images of three documentaries films and geography. The films are conceived in how they are experiences of interpersonal relationships in the location shot. Following the ideias of Milton Santos (1997) about the spaces of the world, which according to the author, are made of materiality and human action, a fixed and flux system, it is possible to think the space of the film as well as dynamic, done a bulkhead essential material and deliberate actions or not, that modify that space. The concept of place, held mainly by the critical and phenomenological geography, will be related to how films are produced as interpersonal relationships in space units, the location shot, and how these locations were transformed by these same relations in places shared on the scene.

 

Keywords: Geography; Documentary; Place.

 

GEOGRAFÍAS E LUGARES DOCUMETALES: Convergencias posibles

 

RESUMEN

Este artículo tiene el sentido de señalar tres similitudes entre las imágenes de tres películas documentales y la geografía. Las películas son pensadas em como en su escritura, son una experiência de relaciones interpersonales en los locales de filmación. Desde el pensamiento de Milton Santos (1997) acerca de los espacios del mundo, que según el autor, se hacen de la materialidad y de la acción humana, como uma formación de flujos e fijos, se cree posible pensar en el espacio de la película, igualmente dinámico, hecho  de una materialidade essencial y acciones deliberadas o no, que modifican ese espacio. El concepto de lugar, trabajado principalmente pela geografía crítica e fenomenológica, estará relacionado con cómo las películas se producen por las relaciones interpersonales en unidades de espacio, los locales de filmación y la forma como estos han sido transformadas por estas mismas relaciones en lugares compartidos en la escena.

Palabras clave: Geografía; Película Documental; Lugar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Helena Augusta da Silva Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Mestranda e Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Références

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CESAR, Amaranta. Tradição (re)encenada: o documentário e o chamado da diferença. Revista Devires – cinema e humanidades, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 86-97, jan./jun. 2012.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Cidades e lugares culturais, espaços e geografias fílmicas. Revista Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 63, p. 139-153, jul./dez. 2014.

DA-RIN, Silvio. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2006.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DINIZ, Flávio Guimarães; ARAÚJO, Thyago Faria de. O uso de filmes no ensino de geografia: uma discussão sobre a representação de África. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20%2827%29.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016.

FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira. Imagem e Geografia: considerações a partir da linguagem cinematográfica. Revista Espaço & Geografia, v. 15, n. 2, p. 1-28, 2012.

FILHO, Antônio Carlos Queiroz. Cinema, geografia e a pesquisa com imagens. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, ano 06, n. 11, 2007. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/morpheus/article/view/4795/4285>. Acesso em: 11 fev. 2016.

GOMES, Paulo César da Costa; RIBEIRO, Letícia Parente. A produção de imagens para a pesquisa em geografia. Revista Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 33, p. 27-42, jan./jun. 2013.

HISSA, Cássio E. Viana; MELO, Adriana Ferreira de. O lugar e a cidade: conceitos do mundo contemporâneo. In: HISSA, C. E. V. (Org.). Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 293-308.

HISSA, Cássio Eduardo Viana; MAIA, Bruno Henrique Carvalho; ALMEIDA, Fabiana A. Bernardes; PIDNER, Flora Sousa; SANDER, Jardel; PALLADINO, Lucas; NOGUEIRA, Maria Luisa Magalhães. Lugar de diálogos possíveis. In: HISSA, Cássio Eduardo Viana (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 35-58.

HISSA, Cássio Eduardo Viana Hissa. Território de diálogos possíveis. In: RIBEIRO, Maria Teresa Franco; MILANI, Carlos Roberto Sanchez (Org.). Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea. O território como categoria de diálogo interdisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 34-82.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1868450877361748090053890711836232551.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2016.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MASSEY, Doreen. Um sentido global de lugar. In: ARANTES, Antônio A. (Org.). O Espaço da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 176-185.

MESQUITA, Cláudia. A presença de uma ausência: A falta que me faz e Morro do Céu. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 150-161, jul./dez. 2010.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Campo Imagético).

NOGUEIRA, Maria Luisa Magalhães [et al.]. Lugar de diálogos possíveis. In: HISSA, Cássio Eduardo Viana (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 35-58.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a Emergência, Aspectos e Essência de Lugar. MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (Org.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 17-32.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. O mundo não existe. In: HISSA, Cássio Eduardo Viana (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 169-176.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SILVA, Luciana Cristiana Araújo da; SANTOS, Walison Boy dos. O filme como uma visão do espaço e do lugar: a cidade de Queimados na visão dos educandos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA – NEPEG, 10., 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: AGB, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT1/tc1%20%2840%29.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Filmes:

Direção: Kiko Goiffman. Brasil: Jurandir Muller, 2003. (75 min.), son., color.

A FALTA que me faz. Direção: Marília Rocha. Belo Horizonte: Teia, 2009. (85 min.), son., color.

O FIM e o princípio. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: VideoFilmes Produções Artísticas LTDA, 2005. (101 min.), son., color.

MORRO do céu. Direção: Gustavo Spolidoro. Brasil: Gusgus Cinema; TV Educativa do Rio Grande do Sul; ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, 2009. (71 min.), son., color.

O ESQUIMÓ Nanook. Direção: Robert Flaherty. Estados Unidos, França: Robert Flaherty, 1922. (79 min.), não sonoro, p&b, legendado. Título original: Nanook of the north.

UM PASSAPORTE húngaro. Direção: Sandra Kogut. Brasil/Bélgica/França/Hungria, 2002. (71 min.), son., color., legendado.

OS PESCADORES de Aran. Direção: Robert Flaherty. Irlanda, 1934. (76 min.), não sonoro, p&b, legendado. Título original: Man of Aran.

TERRA deu, terra come. Direção: Rodrigo Siqueira. Colaboração na direção: Pedro de Alexina. São Paulo: 7 Estrelo Filmes, 2010. (88 min.), son., color.

Téléchargements

Comment citer

GOMES, Helena Augusta da Silva.
GEOGRAFIAS E LUGARES DOCUMENTADOS/ÁRIOS: convergências possíveis
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 3, p. 169–190, 8 mars 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/4441. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Organização do Espaço Geográfico