ANALFABETISMO: um entrave histórico para a cidadania no Brasil

Auteurs-es

  • José Claudio dos Santos Costa Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo
  • Maria do Socorro Monteiro Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo
  • Wandeilson Silva de Miranda Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Mots-clés :

Analfabetismo, Educação, Cidadania, Illiteracy, Education, Citizenship

Résumé

O presente trabalho visa discutir como o analfabetismo, atrelado à ausência de educação primária, contribuiu negativamente para o desenvolvimento da cidadania no Brasil. Tomando por base o livro Cidadania no Brasil: o longo caminho, de José Murilo de Carvalho, discorreremos sobre os conceitos de cidadania, analfabetismo, relações entre educação e cidadania e ainda tomaremos como exemplo uma atividade que realizamos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola pública no município de São Bernardo (MA). Dessa forma queremos mostrar como o analfabetismo excluiu por mais de 400 anos a grande maioria da população brasileira da cidadania plena, desde o direito ao voto, ao trabalho digno, o acesso às leis e à cultura letrada de um modo geral.

 

ILLITERACY: an obstacle history for citizenship in Brazil

Abstract

This paper aims to discuss how illiteracy, linked to the absence of primary education, contributed negatively to the development of citizenship in Brazil. Based on the book Citizenship in Brazil: the long way, by José Murilo de Carvalho, we´ll discuss the concepts of citizenship, illiteracy, relationships between education and citizenship and yet we will take the example of an activity conducted under the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching (PIBID) in a public school in São Bernardo (MA). Thus we want to show how illiteracy excluded for more than 400 years the vast majority of the population of full citizenship, since the right to vote, decent work, access to laws and to literacy in general.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

José Claudio dos Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID.

Maria do Socorro Monteiro, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID.

Wandeilson Silva de Miranda, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo

Doutor em Filosofia. Professor e Coordenador do Subprojeto do PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de São Bernardo.

Références

BOMENY, Helena. Quando os números confirmam impressões: desafios na educação brasileira. Rio de Janeiro: CPDOC, 2003. 29f. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1354.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Mapa do analfabetismo no Brasil. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2003. Disponível em: <http://www.oei.es/quipu/brasil/estadisticas/analfabetismo2003.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2015.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GALVÃO, Roberto Carlos Simões. Cidadania e educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 21, p. 166-170, mar. 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/art15_21.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015.

PALMA FILHO, João Cardoso. Cidadania e educação. Caderno de Pesquisa, n. 4, p. 101-121, jul. 1998. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/161.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015.

PEQUENO, Marconi. Ética, educação e cidadania. Educação em Direitos Humanos: fundamentos histórico-filosóficos. [s. d.]. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/01/04_marconi_pequeno_etica_educacao_cidadania.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015.

RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. [s. d.]. Disponível em: < http://www.faccamp.br/letramento/GERAIS/analfabetismo.pdf> Acesso em: 08 abr. 2015.

SAVIANI, Demerval. Ética, Educação e Cidadania. PhiloS - Revista Brasileira de Filosofia no 1° Grau, ano 8, n. 15, p. 19-37, jan./jun. 2001. Disponível em: <http://www.portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/saviani.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2015.

TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. 256 p. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/EDUCACAO_CIDADANIA_E_EMANCIPACAO_HUMANA.pdf> Acesso em: 19 mar. 2015.

TSE. Série Inclusão: a luta dos analfabetos para garantir seu direito ao voto na República. 2013. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2013/Abril/serie-inclusao-a-luta-dos-analfabetos-para-garantir-seu-direito-ao-voto-na-republica>. Acesso em: 13 maio 2015.

Téléchargements

Comment citer

COSTA, José Claudio dos Santos; MONTEIRO, Maria do Socorro; MIRANDA, Wandeilson Silva de.
ANALFABETISMO: um entrave histórico para a cidadania no Brasil
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 2, p. 368–379, 24 oct. 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/4051. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência