ESPAÇO PÚBLICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: cidadania e participação política

Authors

  • Valdemiro Severiano Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Universidade Fal Estácio
  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p446-465

Keywords:

Educação Ambiental, Cidadania, Participação, Praça Pública, Environmental Education, Citizenship, Participation, Public Square, Educación Ambiental, Ciudadanía, Participación, Plaza Pública

Abstract

RESUMO
A sociedade civil organizada, no atual contexto histórico, apresenta diversas formas de ativismo social de bases locais. Estes movimentos sociais se articulam em redes de cooperação e sociabilidade, sugerindo a participação política de indivíduos e a conscientização de sua importância no papel de construção e manutenção de um ambiente saudável. A ética ambiental parte das práticas cotidianas (micropolíticas) de movimentos populares, dentro de um ativismo socioambiental, preocupado com o meio ambiente no espaço urbano. E as praças públicas, enquanto bem de uso comum do povo e local em que se verifica a presença diária da comunidade, torna-se o lugar, por excelência, da educação ambiental não-formal. O “Amigos do Santa” é, pois, um destes movimentos comunitários, que emerge como uma força associativa, buscando, por meio de ações socioambientais, promover a cidadania e o cooperativismo.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Cidadania; Participação; Praça Pública.


PUBLIC SPACE AND ENVIRONMENT EDUCATION: citizenship and political participation

ABSTRACT
The organized civil society, in the current historical context, presents various forms of social activism of local bases. These social movements are articulated in cooperation networks and sociability, proposing the political participation of individuals and awareness of its importance in the role of building and maintaining a healthy environment. The environmental ethics of the everyday practices (micropolitics) of popular movements within a social and environmental activism, concerned with the environment in urban areas. And the public squares, while space of common use of the people and place where presence daily of the community, it is the locale par excellence of non-formal environmental education. The “Amigos do Santa” is one of these community movements, emerging as an associative force, searching through environmental initiatives, promoting citizenship and the cooperativism.

Keywords: Environmental Education; Citizenship; Participation; Public Square.

ESPACIO PUBLICO Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: ciudadanía y participación política

RESUMEN
La sociedad civil organizada, en el contexto histórico actual, presenta diversas formas de activismo social de bases locales. Estos movimientos sociales se organizan en redes de cooperación y de sociabilidad, lo que sugiere la participación política de las personas y el conocimiento de su importancia en el papel de construir y mantener un medio ambiente saludable. La ética ambiental parte de las prácticas cotidianas (micropolítica) de los movimientos populares, en un activismo socioambiental, preocupados por el medio ambiente en lo espacio urbano. Y las plazas públicas, mientras bien de uso común de las personas y el lugar donde existe la presencia diaria de la comunidad, se convierte es el lugar, por excelencia, de la educación ambiental no formal. Los “Amigos do Santa” es, por tanto, uno de estos movimientos comunitarios, emergiendo como una fuerza asociativa, buscando a través de iniciativas socio ambiéntales, la promoción de la ciudadanía y el cooperativismo.

Palabras clave: Educación Ambiental; Ciudadanía; Participación; Plaza Pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdemiro Severiano Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN/Universidade Fal Estácio

Doutorando em Ciências Sociais, Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente da Universidade Fal Estácio.

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestra em Geografia, Especialista em Gestão Ambiental Urbana, Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

References

ALMEIDA, L. F. R.; BICUDO, L. R.; BORGES, G. L. A. Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano. Ciência em extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.

______. A. Educação ambiental em praças públicas: relato de experiência com oficinas pedagógicas. Ciência e Educação, v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação; Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília: Edições MMA, 2005.

______. Constituição (1988). In: VADE MECUM: Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2015a.

______. Código Civil. In: VADE MECUM: Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2015b.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: o desafio da educação no próximo século. [S.I.]: [S.n.], 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. In: LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 53-66.

CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação ambiental e desenvolvimento comunitário. Rio de Janeiro: Wak, 2002.

CASTRO, Mary Lobas de; CANHEDO JR, Sidnei Garcia. Educação ambiental como instrumento de participação. In: PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria C. Focesi (Org.). Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. O outro lado do meio ambiente. Campinas: Milleniun, 2002.

COSTA E SILVA, Erineide. A dimensão da ética. Natal: IFRN, 2014. 12 p. (Apostila do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido numa abordagem interdisciplinar – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1997.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Possibilidades e limites da ciência e da técnica diante da questão ambiental. Geosul, v. 3, n. 5, p. 07-40, 1988.

______. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Concepções dialéticas da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.

KRISCHKE, Paulo J. Atores sociais e consolidação democrática na América Latina: estratégias, identidades e cultura cívica. In: VIOLA, Eduardo J. et al. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

KUHNEN, Ariane. Representações sociais de meio ambiente: estudo das transformações, apropriações e modos de vida na Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

______; SCHERER-WARREN, Ilse; LHULLIER, Louise Amaral. Participação social e meio ambiente: a atuação das organizações civis de defesa do meio ambiente na Lagoa da Conceição – Florianópolis. In: SILVA, Ana Márcia et al. (Org.). Estudos interdisciplinares em Ciências Humanas. Florianópolis: Cidade Futura, 2003.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2006.

LIMA, Jeyson Ferreira Silva de. Praças públicas caicoenses: territorialidades, sociabilidades e identidades. 2013. 181f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.

LOUREIRO, Carlos F. Bernardo. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos F. B.; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2006.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. São Paulo: Iluminaras, 2010.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v17n49/a02v1749.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2016.

MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2007.

MARINELA, Fernanda. Direito administrativo. Niterói: Impetus, 2014.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PATEMAN, Carole. Participação e Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria C. Focesi. Bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas da educação ambiental. In: PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria C. Focesi (Org.). Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2014.

ROBBA, Fábio; MACEDO, Sílvio Soares. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp, 2003.

SANTOS, Milton. A questão do meio ambiente: desafios para a construção de uma perspectiva transdisciplinar. Geotextos, v. 1, n. 1, p. 139-151, 2005.

SANTOS, Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SECRETARIA Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Natal em detalhes. Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2009a.

______. Natal: meu bairro, minha cidade. Natal: SEMURB, 2009b.

______. Anuário Natal 2010. Natal: SEMURB, 2010.

SCHERER-WARREN, Ilse. Das mobilizações às redes de movimentos sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 1, p. 109-130, 2006. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estado/article/view/3560/3115>. Acesso em: 21 ago. 2016.

VIERA, Liszt; BREDARIOL, Celso. Cidadania e política ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2007.

Published

2016-08-26

How to Cite

SEVERIANO FILHO, Valdemiro; MACIEL, Ana Beatriz Câmara.
ESPAÇO PÚBLICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: cidadania e participação política
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 5, p. 446–465, 26 Aug. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/5292. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade