CARMELITA PINTO FONTES E O GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1961-1967)

Authors

  • Ane Rose de Jesus Santos Maciel Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS
  • Rosemeire Siqueira de Santana Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS
  • Josefa Eliana Souza Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p331-344

Keywords:

Didática, Educação, Ginásio de Aplicação, Didatic, Education, Gymnasium of Application, Didáctica, Educación, Gimnasio de la Aplicación

Abstract

Este artigo evidencia as ações pedagógicas da professora Carmelita Pinto Fontes no Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, entre os anos de 1961 a 1967. Esses estabelecimentos foram construídos como espaço de estágio para alunos concludentes dos cursos de Didática das Faculdades de Filosofia no Brasil, no entanto, tornaram-se um dos principais meios de divulgação de novas metodologias educacionais. Metodologicamente ancorado na pesquisa qualitativa, com apoio da História Cultural, da Educação e de Sergipe, além da História Oral, buscamos preencher lacunas deixadas pela historiografia da educação acerca de uma personagem importante para a configuração educacional que, através da educação, construiu sua trajetória intelectual em uma sociedade marcadamente masculina.

Palavras-chave: Didática; Educação; Ginásio de Aplicação.

 

CARMELITA PINTO FONTES AND THE GYMNASIUM OF APPLICATION FROM THE CATHOLIC COLLEGE OF PHILOSOPHY OF SERGIPE (1961-1967)

ABSTRACT

This paper evidences the pedagogical actions from the professor Carmelita Pinto Fontes in the Gymnasium of Application from the Catholic College of Philosophy of Sergipe, through 1961 to 1967. These stablishment were built as a space of internship to senior students of the Didatic major from the Catholic College of Philosophy of Sergipe in Brazil; however, they became one of the main means for disseminating new educational technology. Methodologically anchored in qualitative research, with support of the Cultural History, Education and Sergipe, beyond of the Oral History, we seek to fill left gaps for the historiography of education about an important caracther to the educational configuration that built through education, her intellectual trajectory in a markedly male society.

Keywords: Didatic; Education; Gymnasium of Application.

 

CARMELITA PINTO FONTES E O GIMNASIO DE APLICACIÓN DE LA FACULTAD CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1961-1967)

RESUMEN

Esta pesquisa evidencia las acciones pedagógicas de la profesora Carmelita Pinto Fontes en el Gimnasio de Aplicación de la Facultad Católica de Filosofía de Sergipe, entre los años de 1961 hasta 1967. Eses establecimientos fueron construidos como espacios de prácticas  para alumnos concluyentes de los cursos de Didácticas de las Facultades de Filosofía en el Brasil, mientras, tornándose uno de los principales medios de divulgación de las nuevas metodologías educacionales. Metodológicamente ancorada en la pesquisa cuantitativa, con apoyo de la Historia Cultural, de la Educación y de Sergipe, además de la Historia Oral, buscamos crenchar los huecos dejados por la historiografía de la Educación acerca de un importante personaje para la configuración educacional que, a través de la educación, construye su trayectoria intelectual en una sociedad marcadamente masculina.

Palabras clave: Didáctica; Educación; Gimnasio de la Aplicación.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ane Rose de Jesus Santos Maciel, Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS. Graduada em História pela Universidade Tiradentes – UNIT. Especialista em Arte Educação pela Faculdade São Luís de França – FSLF. Membro do GREPHES – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior.

Rosemeire Siqueira de Santana, Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS. Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França – FSLF. Professora da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe – SEED e da Secretaria Municipal de Educação de Estância/SE. Membro do GREPHES – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior.

Josefa Eliana Souza, Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestra em Educação e Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior – GREPHES.

References

BERGER, Miguel André. Estágio supervisionado: exploração da/ou contribuição para a escola? Revista Amae Educando, Uberlândia, v. 187, p. 30-32, ago. 1985.

BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Aparecida. Escolas de Aplicação: um capítulo na história da formação de professores no Brasil. In: SOUZA, Eliana Josefa; DANTAS-JUNIOR, Hamilcar Silveira (Org.). Instituições e Práticas Escolares no Brasil. Reflexões na História. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2013. p. 442-453.

BOURDIEU, Pierre. A Reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRASIL, Decreto-Lei nº 4.244, de 09 de abril de 1942. Lei Orgânica do ensino Secundário. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/sicon/ExecutaPesquisaBasica.action>. Acesso em: 30 ago. 2015.

DANTAS, José Ibarê Costa. História de Sergipe: República (1889-2000). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

DUARTE, Luciano José Cabral. A natureza da Inteligência no Tomismo e na Filosofia de Hume. Tradução: Antônio Carlos Mangueira Viana. Aracaju-SE: J. Andrade, 2003.

FERRETTI, Celso João. A Inovação na Perspectiva Pedagógica. In: GARCIA, Walter Esteves. Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. 3. Ed. São Paulo: Autores Associados, 1995, p. 61-90.

GUARANÁ, Armindo, Diccionário Bio-Bibliographico Sergipano. Rio de Janeiro/ RJ, S./Ed., 1925.

GUERELLUS, Natália de Santana. Rachel de Queiroz: Regra e Exceção (1910-1945). 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

MACIEL, Ane Rose de Jesus Santos. Entre fatos e relatos: as trajetórias de Carmelita Pinto Fontes e Rosália Bispo dos Santos na educação sergipana (1960-1991). 2016. 181f. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe/PPGED/UFS, São Cristóvão-SE, 2016.

MELNIKOFF, Elaine Almeida Aires. Trajetória de Núbia Nascimento Marques: Contribuições para a Educação em Sergipe (1978-1999). 2014. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe/PPGED/UFS, São Cristóvão/SE, 2014.

NUNES, Martha Suzana Cabral. Colégio de Aplicação da UFS: memórias de um ginásio de ouro. São Cristóvão/SE: Editora UFS, 2012.

PILETTI, Claudino. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2013.

SÁ, Rozendo de Aragão; LINHARES, Ronaldo Nunes. A Imprensa em Sergipe: notas sobre o Jornal “A Cruzada”. In: ENCONTRO NACIONAL DE IMPRENSA, 7., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2009.

SANTANA, Lívia Borges. Em busca de Zizinha: vestígios para a musealização da memória sobre Eufrozina Amália Guimarães (1872-1964). 2011. 56f. Monografia (Graduação em Museologia) – Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras/SE, 2011.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Ecos da Modernidade: a Arquitetura dos Grupos Escolares Sergipanos (1911-1926). São Cristóvão/SE: Editora UFS, 2013.

Outras fontes:

Jornal: A Cruzada 29/08/1959, 15/08/1959 e 09/09/1961.

Diário Oficial da União, nº 115, p. 10154, 19 maio 1956.

Entrevistas:

FONTES, Carmelita Pinto. Aracaju, Brasil, 12 jan. 2015. Entrevista concedida a Ane Rose de Jesus Santos.

CAVALCANTE, Amaral. Aracaju, Brasil, 19 jan. 2015. Entrevista concedida a Ane Rose de Jesus Santos.

SOUTELO, Luiz Fernando. Aracaju, Brasil, 20 jan. 2015. Entrevista concedida a Ane Rose de Jesus Santos.

How to Cite

MACIEL, Ane Rose de Jesus Santos; SANTANA, Rosemeire Siqueira de; SOUZA, Josefa Eliana.
CARMELITA PINTO FONTES E O GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1961-1967)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 3, p. 331–344, 8 Mar. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/4452. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade