PSICOLOGIA EDUCACIONAL NAS LICENCIATURAS: reflexões sobre (e para) reformulação curricular
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p07-34Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Narrativa Autobiográfica, Currículo, Formação de ProfessoresResumo
EDUCATIONAL PSYCHOLOGY IN THE LICENCIATURES: reflections on (and for) curricular reformulation
PSICOLOGÍA EDUCACIONAL EN LAS LICENCIATURAS: reflexiones sobre (y para) reformulación curricular
Este trabalho tem por objetivo analisar a práxis formativa e de criação e reformulação curricular da disciplina de Psicologia da Educação na licenciatura de Ciências Biológicas em uma universidade amazônica, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O método utilizado se apoia na pesquisa narrativa e o trabalho consiste num ensaio em que se discute: o método de narrativa autobiográfica contextualizando o trabalho; a constituição do campo do currículo em sua relação com a construção da ciência psicológica; a interdisciplinaridade da Psicologia Educacional e sua inserção nas licenciaturas, especialmente na formação de professores da área de Ciências e Biologia, com uma síntese das principais correntes e teorias da Psicologia que podem contribuir para esta formação e se conclui com uma proposta de disciplina a partir da prática docente como formadora de professores de Ciências e Biologia em uma universidade amazônica.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Narrativa Autobiográfica; Currículo; Formação de Professores.
ABSTRACT
This work aims to analyze the formative praxis and curricular creation and reformulation of the discipline of Educational Psychology in the degree of Biological Sciences in an Amazonian university, the Federal University of Rondônia (UNIR). The method used is based on narrative research and the work consists of an essay in which the autobiographical narrative method is contextualized; the constitution of the field of curriculum in its relation with the construction of psychological science; the interdisciplinarity of Educational Psychology and its insertion in the degrees, especially in the training of teachers in the area of Sciences and Biology, with a synthesis of the main currents and theories of Psychology that can contribute to this formation and concludes with a proposal of discipline from the teaching practice as teacher trainer of Science and Biology at an Amazon university.
Keywords: Psycology of Education; Autobiographical Narrative; Curriculum; Training Teachers.
RESUMEN
Este trabajo tiene por objetivo analizar la praxis formativa y de creación y reformulación curricular de la disciplina de Psicología de la Educación en la licenciatura de Ciencias Biológicas en una universidad amazónica, la Universidad Federal de Rondônia (UNIR). El método utilizado se apoya en la investigación narrativa y el trabajo consiste en un ensayo en que se discute: el método de narrativa autobiográfica contextualizando el trabajo; la constitución del campo del currículo en su relación con la construcción de la ciencia psicológica; la interdisciplinariedad de la Psicología Educativa y su inserción en las licenciaturas, especialmente en la formación de profesores del área de Ciencias y Biología, con una síntesis de las principales corrientes y teorías de la Psicología que pueden contribuir para esta formación y se concluye con una propuesta de disciplina a partir de la propuesta práctica docente como formadora de profesores de Ciencias y Biología en una universidad amazónica.
Palabras clave: Psicología Educativa; Narrativa Autobiográfica; Currículo; Formación de Profesores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.