ENTRE COMPORTAMENTOS, DISCERNIMENTOS E DESENVOLVIMENTOS: os sujeitos da aprendizagem em quatro movimentos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p248-265Palavras-chave:
Teorias da Aprendizagem, Sujeito Discursivo, Psicologia do Desenvolvimento.Resumo
BETWEEN BEHAVIOR, INSIGHTS AND DEVELOPMENTS:
The subjects of learning in four movements
ENTRE COMPORTAMIENTOS, DISCERNIMIENTOS Y DESARROLLOS: Sujetos del aprendizaje en cuatro movimientos
O presente artigo tem por objetivo problematizar a relação entre algumas concepções de aprendizagem e a produção de formas sujeito no campo educacional. Desdobrando tal aproximação, discutimos o que poderia ser a emergência dessas formas sujeitos que aprendem no comportamentalismo de Skinner, na Gestalt de Köhler e no desenvolvimento de Piaget e Vygotsky. Tais concepções foram selecionadas para serem revisitadas devido a sua relevância na área da psicologia da educação e sua ressonância que resiste ao entendimento do que poderia ser o processo de aprender. Destacando a questão a partir de enfoques teóricos inspirados na formação discursiva proposta por Michel Foucault e nos estratos subdivididos em visível e enunciável de Gilles Deleuze, entendemos as citadas abordagens psicológicas como produtoras de determinadas tipologias de sujeitos como resultados dos processos de aprendizagem. Buscamos, desta maneira, descrever como se dão estes movimentos de aprendizagem e a produção de sujeitos, destacando a positividade e a especificidade de cada perspectiva discursiva e estratégica.
Palavras-chave: Teorias da Aprendizagem; Sujeito Discursivo; Psicologia do Desenvolvimento.
ABSTRACT
The present article aims to problematize the relationship between some conceptions of learning and the production of subject forms in the educational field. Unfolding such an approach, we discussed what might be the emergence of these subject forms that learn in Skinner's behaviorism, Köhler's Gestalt, and the development of Piaget and Vygotsky. Such conceptions were selected to be revisited because of their relevance in the field of educational psychology and its resonance that resists the understanding of what could be the process of learning. Highlighting the issue from theoretical approaches inspired by the discursive formation proposed by Michel Foucault and in the strata subdivided into visible and articulable by Gilles Deleuze, we understand the mentioned psychological approaches as producers of certain types of subjects as results of learning processes. In this way, we seek to describe how these learning movements and the production of subjects, highlighting the positivity and specificity of each discursive and strategic perspective.
Keywords: Theories of Learning; Discursive Subject; Developmental Psychology.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre algunas concepciones de aprendizaje y la producción de formas sujeto en el campo educacional. Desplegando tales relaciones, discutimos lo que podría ser la aparición de esos sujetos que aprenden explicitados por el conductismo de Skinner, la Gestalt de Köhler y las psicologias del desarrollo de Piaget y Vigotsky. Fueron seleccionadas esas concepciones para ser revistas dada su relevancia en el área de la psicología de la educación y los ecos que permanecen en la comprensión de lo sea el acto de aprender. Tomando esta discusión a partir del enfoque teórico propuesto por Michel Foucault, en lo que se refiere a las formaciones discursivas, así como en los estratos de lo visible y decible de Gilles Deleuze, los citados enfoques psicológicos son entendidos como productores de ciertos tipos de sujetos con base en los procesos de aprendizaje que ellos mismos describen. De esta manera procuramos describir los movimientos que se dan entre el aprendizaje y la producción de sujetos destacando lo positivo y la especificidad de cada perspectiva discursiva y estratégica.
Palabras clave: Teorias del Aprendizaje; Sujeto Discursivo; Psicologia del Desarrollo.
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