DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA: aprendizado, redes sociais e desejos maquínicos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p266-279Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Crise Educacional, Aprendizagem.Resumo
DIALOGUES BETWEEN PSYCHOLOGY OF EDUCATION AND THE BRAZILIAN EDUCATIONAL CRISIS: learning, social networks and machinic desires
DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN Y CRISIS EDUCATIVA BRASILEÑA: aprendizaje, redes socialies y los deseos maquínicos
O presente artigo pretende realizar um diálogo entre aspectos da crise educacional brasileira a partir da Psicologia da Educação. Nosso recorte teórico tem como objetivo debater acerca da relação desejo e aprendizado na lógica psicanalítica e a relação entre experiência e aprendizado na Escola Nova e como o desenvolvimento do capitalismo e suas razões ideológicas sobre estes elementos contribui para a permanência do cenário crítico dos processos educacionais brasileiros. Compreende-se que estes aspectos são apenas um recorte e com esta discussão consideramos que este trabalho intenciona somar as discussões já estabelecidas no eixo capitalismo e educação. Nosso método de trabalho será a discussão racional sobre os objetos analisados, compondo uma reflexão bibliográfica e factual, com posição multireferencial, tecendo assim alinhavos teóricos e práticos sobre os objetivos dialogais. Chegamos à conclusão de que o elemento do desejo e do aprendizado por experiências são orientados na contemporaneidade pela ideologia capitalista e que a escola e seus pesquisadores devem debater estas questões na sua prática, leituras e escritas e este artigo é a fala de um professor e pesquisador que se intenciona somar as demais.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Crise Educacional; Aprendizagem.
ABSTRACT
This article intends to conduct a dialogue between aspects of the brazilian educational crisis based on the Psychology of Education. Our theoretical clipping aims to discuss the relation between desire and learning in psychoanalytic logic and the relation between experience and learning in the New School and how the development of capitalism and its ideological reasons on these elements contributes to the permanence of the critical scenario of Brazilian educational processes. It is understood that these aspects are only a cut and with this discussion we consider that this work intends to add the already established discussions in the axis capitalism and education. Our method of work will be the rational discussion about the objects analyzed, composing a bibliographical and factual reflection, with a multireferential position, thus weaving theoretical and practical tacks on the dialogical objectives. We come to the conclusion that the element of desire and learning by experience are oriented contemporaneously by the capitalist ideology and that the school and its researchers should debate these questions in their practice, readings and writings and this article is the talk of a teacher and researcher that it intends to add the others.
Keywords: Psychology of Education; Educational Crisis; Learning.
RESUMEN
Este artículo tiene la intención de mantener un diálogo entre los aspectos de la crisis de la educación brasileña de la Psicología de la Educación. Nuestro marco teórico tiene como objetivo discutir sobre la relación deseo y el aprendizaje en la lógica psicoanalítica y la relación entre la experiencia y el aprendizaje en la New School y el desarrollo del capitalismo y su ideología sobre estos elementos contribuyen a la permanencia del escenario crítico de los procesos educativos brasileños . Se entiende que estos aspectos son sólo un corte y con esta discusión que consideran que este trabajo tiene la intención de añadir las discusiones ya establecidos en el eje capitalismo y la educación. Nuestro método de trabajo es la discusión racional de los objetos analizados, creando un reflejo bibliográfica y de hecho, la posición multirreferencial, tejiendo hilvanado teóricos y prácticos sobre los objetivos dialógicais. Llegamos a la conclusión de que el deseo del elemento y el aprendizaje a través de experiencias están orientadas en la actualidad por la ideología capitalista y que la escuela y sus investigadores deben analizar estas cuestiones en su práctica, la lectura y la escritura y este artículo es el discurso de un profesor e investigador que pretende añadir otros.
Palavras clave: Psicología de la Eduación; Crisis Educativa; Aprendizaje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.