O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO BRASILEIRO

a Independência do Brasil e o olhar da escola básica para além da data de 22 de setembro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.28

Palavras-chave:

Academia Vitoriense, Concurso de Prosa e Poesia, Bicentenário da Independência, Educação Progressista, Leitura e Escrita

Resumo

Considerando a relevância de discussões e produções no contexto do ensino sobre a Independência, objetivamos divulgar e analisar todas as ações que foram desenvolvidas nas várias etapas do Concurso sobre a temática, sob a responsabilidade da Academia Vitoriense: Instituto de Literatura, História, Geografia, Artes e Ciência (AV). Considerando o mote sobre a Independência, como os alunos/as da Educação Básica se posicionam em textos em prosa e em versos, aliando passado e presente? Partimos do pressuposto de que ações promovidas pela AV possibilitam um trabalho integrado com a escola básica, que possui uma perspectiva progressista de ensino. O quadro teórico versa sobre aspectos tanto da História quanto da Análise de Gêneros Discursivos e dos fatos históricos relatados. Os recortes de análises são três produções do gênero poesia e excertos de prosas de três dos trabalhos escritos nesta modalidade. O processo de educação crítica é necessário e ações efetivas e trabalho integrados das instituições que salvaguardam esses princípios os resultados são efetivos e de relevância para a comunidade, neste caso, vitoriense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Políticas Públicas de Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora Associada I da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos; SILVA, Maria Francisca da.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO BRASILEIRO: a Independência do Brasil e o olhar da escola básica para além da data de 22 de setembro
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.28, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.