PADRÕES DE CAMINHABILIDADE NA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROJETOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202212Palavras-chave:
Espaço Geográfico, Escalas Urbanas, Método IAAPEResumo
Os índices de caminhabilidade tornam-se capazes de evidenciar as características dos passeios públicos nas cidades em escala mundial. O objetivo do manuscrito é identificar os padrões de caminhabilidade pela opinião dos usuários dos passeios públicos de circulação pedonal nas 22 áreas setoriais da cidade de Passo Fundo/RS-Brasil. O método consistiu inicialmente na identificação dos trechos com maior circulação de pedestres na cidade. Após foram abordados 269 usuários in loco para a aplicação do Método do IAAPE, com o uso dos 7Cs: conectividade, conveniência, conforto, conviviabilidade, clareza, coexistência e compromisso. As informações coletadas foram submetidas ao método de regressão. Os resultados gerados no Método IAAPE destacam o item coexistência (67,34%) e o compromisso (57,25%) com menor satisfação dos usuários. A média geral da satisfação dos usuários correspondeu a 71,21%. Os dados da pesquisa podem auxiliar projetos urbanos que venham atribuir melhorias nos passeios públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.