PADRÕES DE CAMINHABILIDADE NA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROJETOS URBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202212

Palavras-chave:

Espaço Geográfico, Escalas Urbanas, Método IAAPE

Resumo

Os índices de caminhabilidade tornam-se capazes de evidenciar as características dos passeios públicos nas cidades em escala mundial. O objetivo do manuscrito é identificar os padrões de caminhabilidade pela opinião dos usuários dos passeios públicos de circulação pedonal nas 22 áreas setoriais da cidade de Passo Fundo/RS-Brasil. O método consistiu inicialmente na identificação dos trechos com maior circulação de pedestres na cidade. Após foram abordados 269 usuários in loco para a aplicação do Método do IAAPE, com o uso dos 7Cs: conectividade, conveniência, conforto, conviviabilidade, clareza, coexistência e compromisso. As informações coletadas foram submetidas ao método de regressão. Os resultados gerados no Método IAAPE destacam o item coexistência (67,34%) e o compromisso (57,25%) com menor satisfação dos usuários. A média geral da satisfação dos usuários correspondeu a 71,21%. Os dados da pesquisa podem auxiliar projetos urbanos que venham atribuir melhorias nos passeios públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Portella, Atitus Educação

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGArq) da Atitus Educação. Graduação em Arquiteta Urbanista.

Alcindo Neckel, Atitus Educação

Pós-doutor em Urban Landscaping pela Cornell University - Nova York. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Engenharia. Graduado em Geografia (LP/B) e Arquiteto Urbanista. Professor do Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGArq) da Atitus Educação.

Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva, Atitus Educação

Pós-Doutora e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Professora do Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGArq) da Atitus Educação.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

PORTELLA, Jéssica; NECKEL, Alcindo; SILVA, Caliane Christie Oliveira de Almeida.
PADRÕES DE CAMINHABILIDADE NA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROJETOS URBANOS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202212, 3 Nov 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos