ILHA DE PAQUETÁ E BAIXADA FLUMINENSE

nas trilhas da topofilia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202209

Palavras-chave:

Topofilia, Identidades, Afeto, Baixada Fluminense, Ilha de Paquetá

Resumo

Em meio às discussões sobre as identidades no mundo contemporâneo, que têm em autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall e Benedict Anderson como alguns dos principais, refletir sobre a relação dos lugares com os indivíduos contribui, também, para que se desconstrua a noção de nacionalidade como é tratada tradicionalmente, pelos europeus. Utilizando como questão central a problemática da topofilia, como a estudou o geógrafo humanista Yi-fu Tuan, este artigo reflete sobre as relações de afinidades identitárias entre a Ilha de Paquetá e a Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, apresentando elementos, extraídos de escritos de diversa natureza, que comprovam a presença da “topofilia” (da “geo-afetividade”) e que a Ilha de Paquetá já pertenceu à Baixada Fluminense. Trata-se de um estudo preliminar que traz à tona questões interdisciplinares inerentes aos dois lugares citados, no que diz respeito às relações topofílicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idemburgo Frazão, Universidade do Grande Rio

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO. Líder do grupo de pesquisa Margens da Literatura (CNPq).

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

FRAZÃO, Idemburgo.
ILHA DE PAQUETÁ E BAIXADA FLUMINENSE: nas trilhas da topofilia
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202209, 30 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos