MANDATOS COLETIVOS NO BRASIL

perspectiva de aprimoramento da democracia e inovações na representação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202208

Palavras-chave:

Eleições, Mandatos, Representação

Resumo

As candidaturas e os mandatos coletivos têm sido considerados inovações na representação política no Brasil. Embora não estejam previstos nas regras eleitorais vigentes no país, tornaram-se uma estratégia de competição eleitoral e apresentam expectativas em relação ao fazer da política e da possibilidade de inclusão de segmentos da população e de maior proximidade entre representantes e representados. O objetivo deste artigo é discutir o fenômeno mandatos coletivos exitosos nas eleições legislativas municipais de 2016 e 2020, e para a Câmara dos Deputados em 2018. Para contextualizar essas experiências no seio da política brasileira, este artigo apresenta características centrais dos sistemas eleitoral e partidário e propõe uma reflexão sobre as potencialidades e desafios dos mandatos coletivos. Os dados apresentados foram coletados em relatórios de pesquisas, sites dos coletivos e partidos políticos. Concluiu-se que a composição dos mandatos coletivos analisados favorece a representação da diversidade presente na sociedade brasileira, especialmente de segmentos que estão sub-representados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalécia Soares Correia, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Andrea Jakubaszko, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Maria Ângela Figueiredo Braga, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Sheyla Borges Martins, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre e doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Professora do Departamento de Política e Ciências Sociais (UNIMONTES).

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

CORREIA, Idalécia Soares; JAKUBASZKO, Andrea; BRAGA, Maria Ângela Figueiredo; MARTINS, Sheyla Borges.
MANDATOS COLETIVOS NO BRASIL: perspectiva de aprimoramento da democracia e inovações na representação política
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202208, 30 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos