IDENTIDADE E MOBILIDADE ESTUDANTIL

estudo de caso da experiência dos moçambicanos na UNILAB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202206

Palavras-chave:

Identidade, Mobilidade, Moçambicanos, Educação, Transnacionalismo

Resumo

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) tem como objetivo formar pessoas para contribuir com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Os cursos são ministrados conforme as áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da CPLP. Esta possibilidade de mobilidade estudantil tem atraído estudantes de diferentes países da África, entre eles, os moçambicanos. O objetivo do artigo é investigar interferências identitárias e processos de sua (re)construção a partir da experiência de mobilidade vivida por estudantes moçambicanos da UNILAB. A pesquisa é descritiva, focada na pesquisa bibliográfica e de campo baseada em entrevistas em profundidade. Evidenciou-se que os elementos mais dinamizados no processo de mobilidade estudantil referem-se a aspectos da identidade africana e nacional, sexual e de gênero, além da social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Ariane Araújo de Lavor , Instituto Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Servidora pública do Instituto Federal do Ceará – IFCE/Campus Iguatu.

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari

Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari – PPGAD/UNIVATES.

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

LAVOR , Anna Ariane Araújo de; MAZZARINO, Jane Márcia.
IDENTIDADE E MOBILIDADE ESTUDANTIL: estudo de caso da experiência dos moçambicanos na UNILAB
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202206, 29 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos