IDENTIDADE E MOBILIDADE ESTUDANTIL
estudo de caso da experiência dos moçambicanos na UNILAB
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202206Palavras-chave:
Identidade, Mobilidade, Moçambicanos, Educação, TransnacionalismoResumo
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) tem como objetivo formar pessoas para contribuir com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Os cursos são ministrados conforme as áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da CPLP. Esta possibilidade de mobilidade estudantil tem atraído estudantes de diferentes países da África, entre eles, os moçambicanos. O objetivo do artigo é investigar interferências identitárias e processos de sua (re)construção a partir da experiência de mobilidade vivida por estudantes moçambicanos da UNILAB. A pesquisa é descritiva, focada na pesquisa bibliográfica e de campo baseada em entrevistas em profundidade. Evidenciou-se que os elementos mais dinamizados no processo de mobilidade estudantil referem-se a aspectos da identidade africana e nacional, sexual e de gênero, além da social.
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