FLORÍSTICA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS PLANTAS FRUTÍFERAS NA CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SÃO LUÍS/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202203

Palavras-chave:

Arborização, Áreas urbanas, Sustentabilidade

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de analisar a organização espacial e plotar em mapas as espécies frutíferas na Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão. O estudo foi desenvolvido de novembro de 2018 a março de 2019 por meio de coletas dos indivíduos arbóreos e seus pontos de localização por GPS. As identificações foram realizadas com auxílio de literatura especializada e por comparação com material identificado no Herbário MAR. A lista florística seguiu a classificação do APG IV. Foram registradas 21 espécies, 19 gêneros e 13 famílias, correspondendo a 441 indivíduos. As famílias com maior número de espécies foram Arecaceae e Myrtaceae (com três espécies, cada) e com maior número de indivíduos foram Anacardiaceae (259), Arecaceae (100) e Myrtaceae (40). Quanto ao padrão de distribuição no campus, percebemos uma maior quantidade de espécimes próximos aos prédios antigos, o que sugere a necessidade de um projeto de arborização no local. Trabalhos como este servem de base para elaboração mais consistente de estudos paisagísticos e de manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luann Brendo da Silva Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão – PPGBC/UFMA.

Jéssica Sousa dos Anjos, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Hynder Lima de Souza, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Thauana Oliveira Rabelo, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Aline Duarte Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão – PPGBC/UFMA.

Eduardo Bezerra de Almeida Jr., niversidade Federal do Maranhão

Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Professor Associado I do Departamento de Biologia e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

COSTA, Luann Brendo da Silva; ANJOS, Jéssica Sousa dos; SOUZA, Hynder Lima de; RABELO, Thauana Oliveira; NASCIMENTO, Aline Duarte; ALMEIDA JR., Eduardo Bezerra de.
FLORÍSTICA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS PLANTAS FRUTÍFERAS NA CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SÃO LUÍS/MA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202203, 25 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos