FLORÍSTICA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS PLANTAS FRUTÍFERAS NA CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SÃO LUÍS/MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202203Palavras-chave:
Arborização, Áreas urbanas, SustentabilidadeResumo
O presente trabalho teve o objetivo de analisar a organização espacial e plotar em mapas as espécies frutíferas na Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão. O estudo foi desenvolvido de novembro de 2018 a março de 2019 por meio de coletas dos indivíduos arbóreos e seus pontos de localização por GPS. As identificações foram realizadas com auxílio de literatura especializada e por comparação com material identificado no Herbário MAR. A lista florística seguiu a classificação do APG IV. Foram registradas 21 espécies, 19 gêneros e 13 famílias, correspondendo a 441 indivíduos. As famílias com maior número de espécies foram Arecaceae e Myrtaceae (com três espécies, cada) e com maior número de indivíduos foram Anacardiaceae (259), Arecaceae (100) e Myrtaceae (40). Quanto ao padrão de distribuição no campus, percebemos uma maior quantidade de espécimes próximos aos prédios antigos, o que sugere a necessidade de um projeto de arborização no local. Trabalhos como este servem de base para elaboração mais consistente de estudos paisagísticos e de manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.