GÊNESE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ESPODOSSOLOS NO BRASIL

uma revisão sob o viés micromorfológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202202

Palavras-chave:

Espodossolos, Micromorfologia, Distribuição Espacial, Mudanças Ambientais, Solos Tropicais

Resumo

Os Espodossolos ocupam aproximadamente 167.506,11 km²do território brasileiro, sendo a oitava maior classe de solos em área. Sua abrangência territorial também é distribuída regionalmente no país, ocorrendo nos mais diversos domínios morfoclimáticos, porém tendendo a se expandir em alguns ambientes e regredir em outros com o passar do tempo. Sendo assim, consiste em objetivo deste trabalho apresentar e discutir a distribuição espacial dessa classe de solos e realizar revisão de literatura sobre a aplicação da técnica de análise micromorfológica de Espodossolos no Brasil, apresentar as demandas atuais e abordar questionamentos prévios que podem auxiliar em futuras investigações práticas e aplicadas. As microestruturas dos solos contem importantes informações sobre grande parte das mudanças ambientais, que quando analisada e interpretadas pela técnica supracitada, podem evidenciar processos pretéritos e presentes, contribuindo para a compreensãosobre gênese. A partir desta base, também foi possível discutir possíveis futuras modificações na distribuição espacial dos Espodossolos, considerando a ação humana como agente transformador das paisagens e, consequentemente, dos solos, no âmbito das mudanças ambientais globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Borges Moreira, Instituto de Geociências e Ciências Exatas / Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor Substituto no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro.

Luca Lämmle, Instituto de Geociências / Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP.

Bruno Araujo Torres, Instituto de Geociências / Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP.

Joaquim Ernesto Bernardes Ayer, Centro Universitário de Paulínia

Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP.

Ronaldo Luiz Mincato, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – IG/UNICAMP. Professor Associado da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

MOREIRA, Vinicius Borges; LÄMMLE, Luca; TORRES, Bruno Araujo; AYER, Joaquim Ernesto Bernardes; MINCATO, Ronaldo Luiz.
GÊNESE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ESPODOSSOLOS NO BRASIL: uma revisão sob o viés micromorfológico
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202202, 20 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos