IMPACTO ANTRÓPICO E QUALIDADE DAS ÁGUAS NO BAIXO CURSO DO RIO ITAPECURU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.15

Palavras-chave:

Qualidade da água, Parâmetros físico-químicos, Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

Resumo

A sustentabilidade hídrica é questão relevante desde o século passado. Assim, sabendo-se da relevância do Rio Itapecuru para o Estado do Maranhão, o presente trabalho objetivou analisar a qualidade da água do rio por parâmetros físico-químicos, visando também detectar impactos antrópicos a partir de processos de urbanização local. A metodologia utilizada foi o monitoramento dos parâmetros pH, oxigênio dissolvido, temperatura, salinidade, condutividade e cor aparente (multiparâmetros), a partir de três campanhas de coleta entre os meses de julho e setembro de 2021, período de transição sazonal na região, em quatro pontos específicos do curso do rio situados na cidade de Codó – MA. Foram efetuados registro fotográficos dos impactos da urbanização. Todos os parâmetros apresentaram estabilidade espacial dentro das oscilações da média. Os parâmetros pH, oxigênio dissolvido, salinidade e condutividade apresentaram leve queda temporal, já os valores de temperatura sofreram incremento. Todos os parâmetros apresentaram dados dentro do que preconiza a legislação e a análise de variância indicou que não existem diferenças significativas entre os pontos de coleta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Danyelle Vieira Leal, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó. Membra do Grupo Interdisciplinar em Pesquisa e Estudos Ambientais – GPEA/UFMA.

Ueverson Silva de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó.

Ismael Carlos Braga Alves, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte – UFMA/São Luís –MA. Técnico de Laboratório Área – Química do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia UFMA/Campus VII/Codó-MA.

Alex de Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Associado do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus de Codó. Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências Humanas – PenCiH.

 

Paulo Roberto Brasil Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista – IQ-UNESP/Araraquara. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus VII-Codó. Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Pesquisa e Estudos Ambientais – GPEA/UFMA.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

LEAL, Maria Danyelle Vieira; ALMEIDA, Ueverson Silva de; ALVES, Ismael Carlos Braga; LIMA, Alex de Sousa; MARQUES, Paulo Roberto Brasil Oliveira.
IMPACTO ANTRÓPICO E QUALIDADE DAS ÁGUAS NO BAIXO CURSO DO RIO ITAPECURU
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202315, 28 Set 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20015. Acesso em: 12 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos