MAPEAMENTO DE PÚBLICOS EM MANZO NGUNZO KAIANGO: apropriações subversivas das relações públicas por um terreiro-quilombo

Autores

  • Luciana de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bárbara Regina Altivo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bruna Raphaella Rodrigues da Silva Acácio Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Relações Públicas, Comunidade Tradicional, Mapeamento de Públicos.

Resumo

A experiência contra-colonizadora das comunidades quilombolas é lócus privilegiado, tanto para aprender sensivelmente uma política da resistência quanto para buscar incidências vivas dessas formas de vida nos fazeres da Comunicação. O artigo apresenta nossa experiência no quilombo Manzo NGunzo Kaiango (Belo Horizonte-MG) na qual buscamos o diálogo inovador entre práticas estratégicas empregadas no campo das Relações Públicas e dinâmicas comunicacionais próprias dessa comunidade. Desenvolvemos o mapeamento de públicos de Manzo, observando como a apropriação das técnicas de mapeamento tensionou ritmos e métodos clássicos das RPs, caracterizando um encontro de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Líder do grupo de pesquisa Corisco (Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco)

Bárbara Regina Altivo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 

Doutora pelo PPGCOM/UFMG. Consultora da Associação Imagem Comunitária.

Bruna Raphaella Rodrigues da Silva Acácio, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 

Analista de Cultura da Diretoria de Ação Cultural. Especialista em Gestão Cultural.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana de; ALTIVO, Bárbara Regina; ACÁCIO, Bruna Raphaella Rodrigues da Silva.
MAPEAMENTO DE PÚBLICOS EM MANZO NGUNZO KAIANGO: apropriações subversivas das relações públicas por um terreiro-quilombo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 178–195, 27 Dez 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13149. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos