REPRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA E COLABORAÇÃO: a plataforma digital como suporte de preservação da memória cultural

Autores

  • Juliana Campos Lobo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Memória cultural. Plataforma digital. Colaboração. Preservação

Resumo

Pretende-se uma reflexão sobre a preservação e arquivamento da memória cultural, com a utilização das plataformas digitais online, a partir de exemplos como o caso do museu virtual e colaborativo Museu da Pessoa, e o Portal Porta-Curtas, que exibe e cataloga curta-metragens nacionais brasileiros. Recebe destaque a representação da memória cultural no contexto das plataformas digitais, a partir dos novos recursos tecnológicos, que sugerem a transposição de limites tradicionais ligados à experiência e à rememoração. Considera-se ainda o processo colaborativo online, que surge a partir da mudança de postura do usuário, diante dessas plataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Campos Lobo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluna do Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro. É bolsista de doutorado pela CAPES. Possui bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Como Citar

LOBO, Juliana Campos.
REPRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA E COLABORAÇÃO: a plataforma digital como suporte de preservação da memória cultural
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 16, 1 Jul 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3612. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Ensaios