ENTRE FOTOGRAFIAS E QUADRINHOS: desestabilizações de sentido e tensões nos contratos de leitura na obra o fotógrafo

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo - USP
  • Monique Nascimento Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Quadrinhos. Trauma. Contratos de Leitura.

Resumo

Na obra O Fotógrafo é possível observar como as histórias em quadrinhos podem servir de ferramenta para uma narrativa jornalística renovada. Neste artigo, nós iremos analisar as intersecções entre o quadrinho e a fotografia em O Fotógrafo, a partir da ótica do reengendramento do contrato de leitura estabelecido. A mistura entre as imagens fotográficas e os desenhos dos quadrinhos na obra desestabiliza os contratos de leitura das duas práticas, abrindo um campo de novas associações significativas e efeitos de referencialidade. O universo onírico é misturado ao universo referencial, o que reforça a sensação de irrealidade da guerra e dos grandes crimes humanitários.

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Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora de fotojornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em jornalismo pela ECA-USP.

Monique Nascimento, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da FAAC-UNESP.

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Como Citar

CASADEI, Eliza Bachega; NASCIMENTO, Monique.
ENTRE FOTOGRAFIAS E QUADRINHOS: desestabilizações de sentido e tensões nos contratos de leitura na obra o fotógrafo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 16, 1 Jul 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3606. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos