UM ESTUDO SOBRE A EXPRESSÃO ANTIFA QUANDO ENUNCIADA POR DONALD TRUMP EM SUA CONTA NO TWITTER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.16

Palavras-chave:

Fascismo, Antifa, Donald Trump, Análise do discurso, Atos de fala

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar um enunciado feito pelo então presidente estadunidense Donald Trump, veiculado em sua conta no Twitter, no período compreendido entre os dias 31 de maio e 14 de junho de 2020, após o início das manifestações desencadeadas em diversas cidades norte-americanas pelo assassinato de Georg Floyd. Esse trabalho se justifica pelo propósito de demonstrar as relações de interdiscursividade entre Trump e seus seguidores e compreender como as postagens do presidente dos EUA contribuíram para construir um discurso que buscava deslegitimar os protestos dos grupos antifascistas nos EUA. Como método de análise serão mobilizadas a teoria dos atos de fala de Austin e a análise do discurso de linha francesa. Esta análise buscará compreender de que forma a expressão antifa é significada por Trump, quando ele a enuncia e de que forma esse enunciado dialoga com o conjunto de discursos de ódio na rede, ajudando a criar um conjunto de regras discursivas que buscam dar legitimidade a esses discursos.

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Biografia do Autor

André Campos Mesquita, Departamento de Língua Portuguesa Universidade Estadual de Maringá

Doutor em linguística pelo Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, com bolsa do CNPq. Mestre em Ciências, pelo Programa de Integração da América Latina da USP, com bolsa da Capes. Bacharel em Letras com habilitação em Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Licenciado em Letras-Português pela Faculdade de Educação da USP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Anhembi-Morumbi. MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP. Professor adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. Foi coordenador do curso de graduação em Letras da Universidade Potiguar e foi coordenador do curso de letras do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi professor de linguística e teoria literária na Unifacs. Foi professor de letras na FMU e professor de letras e pedagogia na UNP. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP; no programa Configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de Educação Ambiental, financiado pelo CNPq. Orienta mestrado na Universidade Lueji ANkonde (ULAN), por meio de uma parceria institucional com a USP. Autor dos livros Fascismo - O que é? (2020); Darwin - O naturalista da Evolução (2010) e Augusto Comte - Sociólogo e Positivista (2011)

Valdir Heitor Barzotto, Faculdade de Educação da USP

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP. Ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Entre outras atividades administravas exercidas atualmente, é presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional - CCInt, e membro da Congregação.Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq; mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES; Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), e graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Com bolsa de Recém-Doutor desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Publicou livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa e coordena as coleções Sobrescrita (Ed. Paulistana - 8 volumes) e Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 4 volumes). É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que organiza o Congresso de Leitura do Brasil-COLE, tendo participado da organização de algumas edições e colaborado desde a criação do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP. Coordenou e participou de projetos financiados por diferentes órgãos de fomento. Entre outros, destaque-se: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. PROCAD-CAPES 2427/2008, de 2008 a 2013, como coordenador da equipe FEUSP e A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, de Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. CNPq, de 2014 a 2017, como integrante.

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

Mesquita, A. C., & Barzotto, V. H. (2022). UM ESTUDO SOBRE A EXPRESSÃO ANTIFA QUANDO ENUNCIADA POR DONALD TRUMP EM SUA CONTA NO TWITTER. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 7(21), 07–32. https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.16