LEITURA POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA.

Autores

  • Valdenildo Dos Santos Univeridade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Leitura, Prazer, Método, Passo a passo

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas e intervenção junto a um grupo de 35 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Antonio Ferreira Barbosa de Iturama, em Minas Gerais, em outubro de 2018, com atividades didáticas por meio do uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação e engajamento. A metodologia privilegiou a leitura e escrita livres, a coleta das primeiras redações, a apresentação do nível fundamental de leitura preconizado pela teoria semiótica de Algirdas Julien Greimas e seus seguidores e uma segunda leitura e escrita que foram coletadas para análise comparativa de 4 das 70 redações coletadas. Os resultados demonstraram, confirmando as pesquisas desenvolvidas por Santos (2014-2019), Amorin, Nakamura e Gomes (2016), Giorno (2017) e Doneli (2020) que um método passo a passo para a leitura e escrita se constitui em ferramenta importante para o aprofundamento da percepção do sentido por parte dos alunos no interior do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenildo Dos Santos, Univeridade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Pós-Doutor em Languages and Cultures pela Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos (2016-2018), Doutor em Letras, Filologia e Linguística Portuguesa (Semiótica) pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), com bolsa Sanduíche CNPq de pesquisa na UNC, University of North Carolina, Chapel Hill, Estados Unidos, Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Bacharel em Letras, Inglês e Português pela USC, (1992). Morou nos Estados Unidos, Carolina do Norte e Virgínia durante oito anos (2003 a 2011). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, atuando na graduação em Introdução à Semiótica, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa e na Pós-Graduação em Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita. Especialista em EMI. Já ministrou Didática da Língua Inglesa, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Línguas, Práticas e metodologias de Leitura e Escrita em Língua Inglesa, Estagio Obrigatório em Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Norte Americana. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado de Línguas e Leituras Semiótica (GEALLES).

Referências

AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Semiótica na escola pública por meio da música “A Novidade” de Gilberto Gil. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula. Catalão, UFG, 2015. P. 90-106. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

AMORIN, Ana Paula Teixeira. Semiótica em sala de aula: Uma proposta para a ampliação do modo de ver (ler) o texto. UFMS, MS. 2016.

AMORIN, A. P. T. & SANTOS, V. Interface metacognição e semiótica para a leitura de textos sincréticos. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 1, p. 309-346, Set/Dez 2017.

ANDERSON, Charles W. Strategic Teaching in Science. In. Strategic Teaching and Learning. Cognitive Instruction in the Content Areas. Edited by Beau Fly Jones, Annemarie Sullivan Palincsar, Donna Sederburg Ogle, Eileen Glynn Carr. ASCD, Association for Supervision and Curriculum Development in cooperation with the North Central Regional Educational Laboratory, Alexandria, VA, USA, 1987.

ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia; O espelho esboço de uma nova teoria da alma – Volume I. Companhia das Letras. São Paulo, 2004 2º edição, pag. 401 – 410.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 4. ed. São Paulo: Ática, 1988. 109p.

_____________Como incentivar o hábito da leitura. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991. 109p. (Educação em ação).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997, 126p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em 11/04/2019.

CARTER,Christine Evans. Mindscapes. Critical Reading Skills and Strategies. Wadsworth. Cengage Learning, , Boston, MA, USA. 2011.

DONELI, Maurício. “O Poema, A Crônica, O Conto, O Romance e Os Ecos Intertextuais e Semióticos da Busca do Sentido do Texto”. UFMS, MS. 2020.

GOMES, M. A. & NAKAMURA, I.I.D. & SANTOS, V. Experiência didática por meio da semiótica aplicada em “Canção para minha morte” de Manuel Bandeira. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula. Catalão, UFG, 2015. P. 862-874. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

GIORNO, J. J. Estratégias de Leitura da Imagem no Ensino de Linguagem: Competência Comunicativa Multimodal. UFMS, MS. 2017.

GREIMAS, Algirdas Julien e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. 2 ed. Editora Contexto, 2012.

GREIMAS, Algirdas Julien and Jacques Fontanille. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma, São Paulo: Ática, 1993. Tradução da versão original (1991) Sémiotique des passions: des états de choses aux états d’âme (Paris: Le Seuil) por Maria José Rodrigues Coracini.

GUNN, Angus, M; RICHBURG, R.W & SMILKSTEIN, R. Igniting Student Potential. Teaching with the Brain´s Natural Learning Process. Corwin Press, A Sage Publication Company. Thousand Oaks, CA, 2007.

MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. Trad. Marina Appenzeller. Martins Fontes. São Paulo, 1996.

MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001.

NAKAMURA, I.I.D. & GOMES, M. A. & SANTOS, V. Semiótica aplicada ao ensino: uma experiência didática com o texto não verbal. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística: Linguagem, Literatura e Ensino: desafios e possibilidades, de 25 a 28 de agosto de 2015/ Organizadoras: Anair Valênia, Luciana Borges e Maria Helena de Paula. Catalão, UFG, 2015. P. 502-513. https://conpeex.ufg.br/up/850/o/ANAIS_SINALEL_COMPLETOS_Vers%C3%A3o_Final.pdf

PIAGET, Jean. Ensaio de lógica operatória. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1976.

____________. Epistemologia Genética. Tradução de Álvaro Cabral. 2ª Edição, São Paulo, Martins Fontes, 2002.

POZO, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROSA, M. D. A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica. Revista Mal-Estar e Subjetividade, 4(2) 329-348. Acesso em 25 de setembro, 2005, em http://www.unifor.br/notitia/ file/184.pdf

SANTOS, M.S. dos; XAVIER, A.S; & NUNES, A.I.B.L. Psicologia do Desenvolvimento: Teorias e Temas Contemporâneos. Brasília, Lisboa Livros, 2009.

SANTOS, Valdenildo. Semiótica Como Objeto Modal para uma Leitura Crítica. (ABRALIN EM CENA, 2012, p. 1-15).

__________________ O Ensino de Inglês por meio da Música via Programa Radiofônico. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca, São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69. Jul/Dez 2012b. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/viewFile/639/510

______________ Na Interface das Estratéginas de Leitura Instrumental e a Leitura Crítica: Reflexões e Sugestões. Diálogos Pertinentes, vol. 9, n° 2, Unifran, Universidade de Franca, São Paulo, 2013. P. 62-83. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/778/602

______________ Semiótica e a formação de professores de português e literatura de Três Lagoas. Anais do SIELP 2014. V. 3, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2014. http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/78.pdf

SANTOS, V; SANTOS, A; HELENA, t. & AMORIN, A. P. Leitura Crítica na Escola Pública Luiz Lopes de Carvalho. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras, Franca, São Paulo, vol. 8, n°1, p. 48-69. Jul/Dez 2012b. v. 11 • n. 1 • p. 27-52 • jan./jul. 2015.

SANTOS, V, AMORIN, A. P. T, QUEIROZ, G. P. Metacognição e semiótica como objetos modais para a autonomia e abertura da percepção na Escola Pública de Três Lagoas. In. Anais do Conelin. CONGRESSO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 4, 2016, Cornélio Procópio. Caderno de resumos. Cornélio Procópio: UENP, 2016b. P. 272-291. https://drive.google.com/file/d/0B-aXc3hIvevpcGZ6bXhUTTNpXzQ/view

SANTOS, Valdenildo & AMORIN, A. P. T. Gênero Histórias em Quadrinhos, Matacognição e Semiótica como Motivação para Leitura e Escrita Críticas na Sala de Aula. In. Portuguese Language Journal, A double-blind referred journal dedicated to current research on the teaching and learning of Portuguese, Number 11, Fall 2017. Guess Editor Roza Bizarro. AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.

WHITMAN, Walt, When I heard the Learn´d Astronomer. In. The Collected Writings of Walt Whitman. Leaves of Grass: A Textual Variorum of the Printed Poems, Volume II: Poems, 1860-1867. Edited by Sculley Bradley, Harold W. Blodgett, Arthur Golden, Whilliam White. New York University Press, 1980.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

SANTOS, Valdenildo Dos.
LEITURA POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA.
Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 252–282, 16 Jun 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13569. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos