AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA EMPRETEC: PERSPECTIVA QUANTITATIVA DOS EMPRETECOS

Autores/as

  • Fernando José Moreira Coelho
  • Armando Paulo Ferreira Loureiro
  • Carla Susana da Encarnação Marques

Resumen

Este estudo objetiva avaliar o impacto do Programa de Formação de  Empreendedores – EMPRETEC – na vida profissional dos EMPRETECos formados no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE - de Recife/PE, Brasil. Ainda são escassos os estudos e análises do Programa EMPRETEC das Nações Unidas conduzidos pelo SEBRAE,  motivo este que reveste de importância o presente trabalho. Para tanto,  a ferramenta utilizada foi a pesquisa quantitativa, contando com 66 EMPRETECos que participaram do programa entre os anos de 2012 e 2013. Assim, foi possível demonstrar que o Programa exerceu impacto na vida profissional dos EMPRETECos, motivando-os, a constituírem empresa, ou a mudarem de ramo de atuação, ou ainda expandirem a empresa que já possuíam. Ficou demonstrado também, que o emprego da heutagogia pode ter contribuído para a redução da taxa de mortalidade das empresas integradas por EMPRETECos, por permitir melhor identificação de oportunidades e planejamento sistemático, favorecendo maior renda e melhor qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Nos quesitos motivação, perfil psicológico, perfil cognitivo e contributos, constatou-se que o EMPRETEC contribuiu para a identificação de novas oportunidades, melhorou a condição financeira, o otimismo, a autonomia, a independência, e as competências administrativas, inovadoras e de planejamento. Deste modo, conclui-se que o EMPRETEC gerou impactos positivos nos formandos, possibilitando o despertar das características do comportamento empreendedor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-06-17

Cómo citar

COELHO, Fernando José Moreira; LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira; MARQUES, Carla Susana da Encarnação.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA EMPRETEC: PERSPECTIVA QUANTITATIVA DOS EMPRETECOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 108–127, 17 jun. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9150. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Da Filosofia às TIC: um diálogo com várias Ciências