UMA ABORDAGEM TEXTUAL-DISCURSIVA DO GÊNERO RESENHA

Autores/as

  • Ivan Vale de Sousa

Resumen

Ensinar os gêneros textuais nas práticas escolares se tornou frequente nos propósitos de aprendizagem da língua. Os objetivos deste trabalho são: conceituar os gêneros textuais e funções nas práticas escolares; focalizar o estudo textual-discursivo do gênero resenha e sua relação com o suporte; destacar a produção de resenhas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, de Parauapebas, sudeste do Pará e, por fim, analisar os argumentos utilizados na produção pelos sujeitos na descrição, avaliação das obras-base: livro didático e filme. Os resultados se confirmam mediante intervenção metodológica e dialógica entre os produtores e o contexto de abordagem do gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-01

Cómo citar

DE SOUSA, Ivan Vale.
UMA ABORDAGEM TEXTUAL-DISCURSIVA DO GÊNERO RESENHA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 10–26, 1 oct. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7673. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: A produção de gêneros textuais na escola