Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos

Autores/as

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí
  • Safira Ravenne da Cunha Rêgo Universidade Federal do Piauí
  • Jovina da Silva Faculdade Santo Agostinho

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Língua Portuguesa, Pesquisa e Métodos, Exercícios de aprendizagem.

Resumen

São inúmeras as linhas de pesquisa e teorias que se encarregam da avaliação como instrumento fundamental de formação no meio educacional, sobretudo por se tratar de uma prática social, relacionada a aspectos intrínsecos a aprendizagem do sujeito, tais como cognitivos, afetivos e psicológicos, além de ser uma intervenção presente nas ações docente. Não se pode, dessa forma, distanciar os instrumentos de avaliação e a realidade em que se dá essa (re) construção do processo de ensino e aprendizagem. O aluno precisa ser tratado como um ser racional, socialmente capaz, atendido em suas particularidades e, em se tratando do ensino de Língua Portuguesa, especificamente, convém considerar a leitura e a escrita, como um trabalho de diálogo, compreensão e adequação à realidade do educando. Nesse trabalho, utilizou-se, como instrumento de análise, informações e exemplos coletados do documento: “Orientações para Elaboração e Revisão de Itens e Questões de Múltipla Escolha”, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2004), em aplicação a alunos da disciplina de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental. Os resultados propiciaram a compreensão de como elaborar questões, imprescindível à constituição de conhecimentos e valores, considerando o aluno como sujeito; centro do processo pedagógico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

LIMA, Francisco Renato; RÊGO, Safira Ravenne da Cunha; DA SILVA, Jovina.
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 2, p. 91–115, 15 dic. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/5822. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: a pesquisa, a teoria e o método