Leitura literária no ensino fundamental: uma experiência a partir do gênero conto
Palabras clave:
Ensino Fundamental, Leitura, Literatura, Conto Literário.Resumen
Este artigo é o relato de uma experiência de ensino de literatura com base no gênero conto que foi realizada no âmbito do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi o interesse em promover práticas de leitura literária visando estimular o gosto pela literatura e pela leitura. Para isso, abordamos aspectos sobre a leitura, sua importância, o valor e características do conto literário, bem como o poder que tem a literatura no conjunto das artes produzidas e apreciadas pela humanidade. Apresentamos algumas ações que empreendemos durante a execução de um projeto de Dissertação de Mestrado desenvolvido por nós, em 2015, versando sobre a necessidade de ampliar o letramento literário dos alunos de ensino fundamental. A base teórica inclui Candido, Todorov, Cortázar, Cosson, Praxedes, Paulino e outros. A parte prática foi executada na E.E. Juscelino Kubitschek, em Assu-RN. Nessa parte da pesquisa, detalhamos situações vivenciadas em sala de aula e analisamos criticamente as potencialidades, limitações e especificidades do ensino de literatura e leitura nesse contexto. Compreendemos, ao final, que não é tão simples motivar adolescentes para a leitura literária. Além disso, o grau de dificuldade que eles têm na hora de decifrar as palavras e compreender o que estão lendo, compromete a qualidade de suas leituras. Não obstante, os resultados apontaram que existe uma boa recepção para quem se interessa por ensinar leitura e literatura, contanto que isso seja feito de uma forma muito cuidadosa, planejada, paciente e até no bom humor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.