Os gêneros textuais/discursivos como mediadores do complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna por meio de sequências didáticas

Autores/as

  • Élida Ferreira Lins Universidade de Pernambuco
  • Angela Patricia Felipe Gama Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba

Palabras clave:

Gêneros discursivos, Ensino-aprendizagem, Língua materna, Sequência didática.

Resumen

O presente artigo tem como enfoque o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna no contexto dos gêneros textuais/discursivos, e objetiva refletir sobre as possibilidades de ensino de língua materna por meio dos gêneros dentro da orientação metodológica sequência didática. Esta pesquisa tem justificativa na complexidade que enseja o ensino de língua materna e nas potencialidades permitidas pela integração do ensino de gêneros mediado por sequências didáticas em prol do preparo de cidadãos letrados. Este trabalho constitui um diálogo entre ensino-aprendizagem de língua materna e gêneros, tendo por suporte a concepção interativa de língua e, desta forma, considera a sequência didática como um caminho promissor nesse processo. Diante do exposto, concluímos nossa premissa inicial de que a bibliografia consultada prevê a indispensabilidade do trabalho de língua materna mediado pelos gêneros, assim como de que a sequência didática, quando bem conduzida, por meio de mediação adequada, pode despertar o interesse dos alunos, e possibilitar a abordagem do contexto social dos envolvidos no processo, além de atender às minúcias (sociocomunicativas e estruturais) que envolvem o complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

LINS, Élida Ferreira; GAMA, Angela Patricia Felipe; DE SOUZA, Fábio Marques.
Os gêneros textuais/discursivos como mediadores do complexo processo de ensino-aprendizagem de língua materna por meio de sequências didáticas
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 2, p. 8–27, 15 dic. 2016 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/5818. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: a pesquisa, a teoria e o método