LITERATURA E INTERCULTURALIDADE

UMA RELAÇÃO BASILAR AO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.5

Palabras clave:

Educação literária, Interculturalidade, Formação do leitor

Resumen

A partir de uma perspectiva dialética entre literatura e interculturalidade, temos o intuito de evidenciar alguns aspectos necessários à formação do leitor e destacar, especialmente, um breve percurso histórico das normatizações curriculares que incluem as questões sobre a pluralidade cultural e a literatura, sobretudo, a orientação instituída sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Americana e Afro-brasileira e Indígena a partir das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e suas implicações no espaço escolar. Para tanto, recorremos às contribuições Teresa Colomer, entre outros, para trilhar o caminho da educação literária na escola e, em seguida, apresentar as questões que abarcam a interculturalidade, retomando alguns conceitos dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, além das contribuições de James Banks sobre o multiculturalismo. Constatamos que os aspectos elencados consideram que a literatura amplia os horizontes de formação humana; a perspectiva intercultural perpassa as diferentes sociedades do mundo globalizado; é fundamental compreender, nas experiências literárias, como se constituem os princípios de alteridade que permeiam as relações, assim como as circunstâncias históricas e culturais também imbricadas nessas relações.

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Biografía del autor/a

Michelle Mittelstedt Devides, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), mestrado em Letras pela Universidade de Marília (2015) e Doutorado em Letras pela UNESP - Assis (2022). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do IFMT - Campus Primavera do Leste. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura; literaturas africanas de língua portuguesa; interculturalidade.

Citas

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Publicado

2023-06-09

Cómo citar

DEVIDES, Michelle Mittelstedt.
LITERATURA E INTERCULTURALIDADE: UMA RELAÇÃO BASILAR AO CONTEXTO EDUCACIONAL
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 22, p. 97–119, 9 jun. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21544. Acesso em: 12 may 2024.