LITERATURA E INTERCULTURALIDADE:
UMA RELAÇÃO BASILAR AO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.5Palabras clave:
Educação literária, Interculturalidade, Formação do leitorResumen
A partir de uma perspectiva dialética entre literatura e interculturalidade, temos o intuito de evidenciar alguns aspectos necessários à formação do leitor e destacar, especialmente, um breve percurso histórico das normatizações curriculares que incluem as questões sobre a pluralidade cultural e a literatura, sobretudo, a orientação instituída sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Americana e Afro-brasileira e Indígena a partir das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e suas implicações no espaço escolar. Para tanto, recorremos às contribuições Teresa Colomer, entre outros, para trilhar o caminho da educação literária na escola e, em seguida, apresentar as questões que abarcam a interculturalidade, retomando alguns conceitos dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, além das contribuições de James Banks sobre o multiculturalismo. Constatamos que os aspectos elencados consideram que a literatura amplia os horizontes de formação humana; a perspectiva intercultural perpassa as diferentes sociedades do mundo globalizado; é fundamental compreender, nas experiências literárias, como se constituem os princípios de alteridade que permeiam as relações, assim como as circunstâncias históricas e culturais também imbricadas nessas relações.
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