DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA OBRA GUERRA NO CORAÇÃO DO CERRADO, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.11

Palabras clave:

Guerra no coração do cerrado, História, Indígenas

Resumen

O artigo tem o objetivo de discutir as relações entre história e literatura no romance Guerra no coração do cerrado, da escritora brasileira Maria José Silveira. Para isso, o trabalho se baseia nos seguintes referenciais teóricos, o filósofo Paul Ricoeur e o crítico Hugo Achugar. Defende-se que, ao colocar em diálogo os discursos do passado, o romance traz à tona discursos que são inacabados, pois são contemporâneos ao leitor e propõem uma reflexão sobre a questão do território indígena no Brasil. Além de sugerir a discussão contemporânea acerca desses temas, a narrativa, no que tange a relação da história com a ficção, borra as fronteiras do histórico com o literário, oferecendo sua versão da liderança indígena Damiana. Nesse sentido, o artigo defende que o romance histórico contemporâneo é escrito em nome da atualidade, sendo uma forma de reestruturar o passado em função das necessidades do presente, permitindo compreender que o passado não é fixo, mas que pode ser reelaborado constantemente. Em consequência, os discursos com os quais se interpreta a história, bem como as identidades e os papéis desempenhados por grupos diversos também podem ser reelaborados.

 

 

 

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Biografía del autor/a

Michelle Márcia Cobra Torre, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutoranda em Estudos Literários na UFMG. Doutora e mestre em Estudos Literários pela UFMG. Graduada em Letras e História.

Citas

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SILVEIRA, Maria José. Guerra no coração do cerrado. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

TORRE, Michelle Márcia Cobra.
DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA OBRA GUERRA NO CORAÇÃO DO CERRADO, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 216–238, 28 feb. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16692. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários