A CONSTRUÇÃO DO VALOR ASPECTUAL NA MARCA SEMPRE SOB O ENFOQUE DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS
Palabras clave:
Linguística, Língua Portuguesa, Sempre, Valores aspecto-temporais, TOPE.Resumen
É forte a tradição dos estudos gramaticais que, ao abordar a marca sempre, classifica esse elemento como advérbio de tempo que expressa, normalmente, um valor genérico, no sentido de em todo o tempo, e não trata do valor aspectual. Se assim for classificado, o que se pode dizer sobre os casos em que essa marca exprime a ideia de frequência ou afirmação, por exemplo? Diante dessa realidade, passou-se a refletir acerca de duas questões: qual a abordagem das gramáticas sobre a marca sempre? Qual a contribuição da marca sempre no processo de construção dos valores referenciais? Para responder a essas questões, propõe-se a investigar o modo como as gramáticas concebem o elemento em estudo e analisar o funcionamento aspectual da marca sempre em enunciados do português, fundamentando-se nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Para isso, investiga-se como sempre é tratado em sete gramáticas da Língua Portuguesa e, em seguida, analisa-se vinte enunciados, coletados do Corpus do Português e do Google. Os resultados obtidos evidenciaram que a marca sempre pode indicar diferentes instantes temporais, caráter permanente ou não permanente de uma propriedade atribuída, agir como qualificador, entre outros valores, tendo em vista que esses valores dependem da relação de localização que sempre estabelece com as demais unidades do enunciado.Descargas
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